Na última segunda-feira, o São Paulo não conseguiu superar o Palmeiras, perdendo por 1 a 0 no Allianz Parque e ficando fora da semifinal do Campeonato Paulista. Essa eliminação marca a terceira consecutiva do Tricolor no torneio durante a "Era Casares", que teve início em 2021 sob a presidência de Julio Casares. Desde sua chegada, o clube teve um desempenho oscilante na competição estadual.
No primeiro ano da gestão de Casares, o São Paulo conquistou o campeonato, derrotando o próprio Palmeiras, o que quebrou uma sequência de nove anos sem conquistar um título. Esse feito se tornou um ponto referencial da administração do presidente. Contudo, em 2022, o Tricolor voltou à final, novamente contra o rival alviverde, mas, após uma vitória convincente de 3 a 1 no primeiro jogo, sofreu uma dura derrota por 4 a 0 no segundo, perdendo assim o título, que se tornou um dos maiores aborrecimentos de sua gestão.
Ainda em 2023, o desempenho do São Paulo foi decepcionante, pois o time não conseguiu sequer alcançar a semifinal, sendo eliminado nas quartas de final pelo Água Santa, que triunfou nos pênaltis após um empate no tempo normal. Esses reveses nas quartas se repetiram, deixando uma marca negativa para a torcida, que viu o time ser eliminado pelo Novorizontino em 2024, novamente nos pênaltis, desta vez no Morumbi.
Além das frustrações no Campeonato Paulista, o São Paulo também enfrentou derrotas na Copa do Brasil e na Libertadores, caindo para Atlético-MG e Botafogo, respectivamente, no ano anterior. Sua trajetória no Campeonato Brasileiro ainda se caracteriza por campanhas medianas ou ruins, dificultando a recuperação do prestígio do clube no cenário nacional.
Apesar de ter conquistado, sob a gestão de Casares, a primeira Copa do Brasil da história do clube em 2023 e a Supercopa em cima do Palmeiras, o São Paulo parece distante de outros clubes brasileiros em termos de conquista. Enquanto o rival continua a acumular títulos ano após ano, o Tricolor amarga derrotas e eliminações, evidenciando a necessidade de uma reestruturação e retorno aos bons tempos.
VEJA TAMBÉM
- PREOCUPAÇÃO! São Paulo insiste após jogador rejeitar proposta de renovação e receber sondagem de rival
- SAÍDA DE PILAR? Dívida com Grêmio é exposta e São Paulo pode perder Arboleda para rival
- SAÍDA DE PILAR? Dívida com Grêmio é exposta e São Paulo pode perder Arboleda para rival