O São Paulo anunciou a venda do jovem atacante William Gomes, de apenas 18 anos, para o Porto, clube da Primeira Liga Portuguesa. A transferência foi concretizada por um montante de 10 milhões de euros, equivalente a aproximadamente R$ 61,4 milhões. Com a negociação, o Porto adquiriu 80% dos direitos econômicos do atleta, enquanto os outros 20% continuarão sob a posse do Tricolor, indicando uma estratégia do clube paulista que visa futuros ganhos financeiros, caso o Porto venha a negociar o jogador posteriormente.
William Gomes deve embarcar para Portugal nesta quarta-feira, onde terá a oportunidade de assinar um contrato de cinco anos com seu novo clube. Além disso, a transferência do atacante deve facilitar a chegada do lateral-esquerdo Wendell ao São Paulo, que deverá se juntar ao elenco ainda esta semana. Wendell já possui um pré-contrato para reforçar o Tricolor a partir de julho e está prestes a romper seu vínculo com o Porto.
A negociação envolvendo William Gomes surgiu a partir de conversas entre seu agente, Paulo Pitombeira, e o presidente do Porto, André Villas-Boas. Cientes da necessidade de realizar vendas, os dirigentes do São Paulo consideraram a proposta do Porto como uma excelente oportunidade de negócio. O acerto foi fechado entre o presidente Julio Casares e o departamento de futebol do clube.
Nos bastidores, a diretoria do São Paulo já havia comentado anteriormente sobre a possibilidade de uma oferta vinda do Porto por William Gomes. Durante as tratativas, o clube português chegou a propor outros negócios, que incluíam, por exemplo, o atacante Ferreira, mas essa possibilidade foi rapidamente negada pelo São Paulo. Além de William, o lateral-direito Moreira também deve se transferir para o Porto, em um empréstimo de 18 meses com opção de compra obrigatória.
Com um desempenho notável na última temporada, onde marcou três gols em 16 jogos, William foi o jovem jogador mais utilizado pelo técnico Zubeldía em 2024. A expectativa entre os torcedores do São Paulo é que o atleta possa ser mais aproveitado na próxima temporada, em 2025.
VEJA TAMBÉM
- VAI ANULAR? FPF reconhece: resposta final sobre erro em pênalti na decisão contra o Palmeiras
- DE SAÍDA? Fim da linha para atacante do São Paulo, a caminho de rival no Brasileirão
- FPF admite erro em pênalti polêmico e reconhece marcação equivocada do árbitro