O Campeonato Brasileiro de 2024 chegou ao fim para o São Paulo, que se encontra na sexta posição e já garantiu sua vaga na fase de grupos da Conmebol Libertadores. Sem objetivos remanescentes na competição, o time enfrentou uma derrota para o Grêmio por 2 a 1, em um jogo onde a energia da equipe parecia baixa.
No início da partida, o Grêmio, que buscava se afastar da zona de rebaixamento, mostrou um desempenho característico de um time da Série A. Eles pressionaram o São Paulo, forçaram erros e criaram várias oportunidades de gol. Cristaldo abriu o placar, seguido por um segundo gol em um lance confuso que resultou em um desvio de Ruan. O primeiro tempo terminou com um desempenho defensivo frágil do São Paulo, especialmente do lado esquerdo, onde Soteldo teve dificuldades contra Rafinha, improvisado em uma posição que não é a sua.
Após o intervalo, a equipe retornou sem mudanças, ainda na expectativa de um milagre. O técnico Zubeldía fez suas substituições apenas aos 16 minutos da segunda etapa, substituindo dois jogadores que estavam em um dia ruim, Rafinha e Ferreira, por Patryck Lanza e Wellington Rato. As mudanças trouxeram um novo fôlego ao time, que conseguiu marcar um golaço com Luiz Gustavo e até esteve próximo do empate em algumas ocasiões, mas o gol não veio.
Com a derrota, o São Paulo se manteve com 59 pontos, consolidando sua posição na tabela. A equipe, já com a mente nas férias, passa por um momento de transição, sabendo que a temporada está praticamente encerrada. Enquanto os jogadores sonham com o descanso, Zubeldía e a diretoria precisam focar em estratégias para o próximo ano. Fruto de um planejamento que já se iniciou, o time busca reforços no mercado, reconhecendo a necessidade de contratar um lateral-esquerdo, um lateral-direito e um meia de criação, mesmo com um orçamento limitado.
O desempenho do São Paulo nesta temporada reflete a sua posição na tabela e indica que é preciso mais investimento em elenco para almejar uma posição mais alta em 2025. A prioridade no mercado pode ser crucial para reverter a situação e, enquanto o ano de 2024 se aproxima do fim, o clube tem a oportunidade de planejar um futuro mais promissor nas últimas partidas contra Juventude e Botafogo.
VEJA TAMBÉM
- NEGÓCIO ENCAMINHADO? Neto comenta contratação de Wendell pelo São Paulo e alfineta Corinthians
- FIM DE JOGO! São Paulo persiste, porém fica na derrota contra o Grêmio
- JOVEM PROMESSA NA MIRA EUROPEIA! São Paulo recebe proposta do Shakhtar por destaque de 18 anos!