O Campeonato Brasileiro está em sua fase decisiva, com a última semana trazendo grandes emoções. O título está em disputa entre Botafogo e Palmeiras, enquanto um total de seis equipes luta pelas vagas nas fases prévias da CONMEBOL Libertadores. Além disso, muitos times se veem ameaçados pela zona de rebaixamento, o que torna as duas rodadas restantes fundamentais para definir o futuro de todos na competição.
A corrida pelo título se acirrou após as derrotas de Internacional e Fortaleza, que deixaram Botafogo e Palmeiras como os únicos candidatos ao troféu. Atualmente, o Botafogo lidera com 73 pontos, três a frente do Palmeiras, que busca defender seu título. O Glorioso pode até conquistar o campeonato já nesta quarta-feira, se vencer o Internacional em Porto Alegre e torcer para que o Palmeiras não vença o Cruzeiro. Um empate em Porto Alegre e uma derrota do Palmeiras também garantiria a taça ao Botafogo. Caso a disputa se estenda até o último fim de semana, a tensão será palpável, já que ambos os times enfrentarão rivais diretos na briga pelo título.
No que diz respeito às vagas para a Libertadores de 2024, já estão confirmados na fase de grupos Botafogo, Flamengo, Palmeiras, Internacional, Fortaleza e São Paulo, sendo que a competição contará com um G-8, devido aos triunfos do Botafogo na Libertadores e do Flamengo na Copa do Brasil. Assim, restam apenas duas vagas para as fases prévias, atualmente ocupadas por Bahia e Corinthians, ambos com 50 pontos. Contudo, equipes como Cruzeiro, Vitória, Grêmio e Vasco também estão na disputa, e as partidas da terça e quarta-feira serão cruciais para esclarecer essa situação.
Por outro lado, a luta contra o rebaixamento envolve também seis clubes. Atlético-MG, Athletico-PR, Juventude, Fluminense, Criciúma e Red Bull Bragantino estão em busca de evitar a queda, com dois deles se unindo a Cuiabá e Atlético-GO, que já estão rebaixados. A definição das últimas vagas no Z-4 pode acontecer já nesta quarta-feira. Se Criciúma e Bragantino não vencerem suas partidas contra Flamengo e Red Bull Bragantino, respectivamente, uma vitória do Fluminense sobre o Cuiabá e um ponto conquistado pelo Juventude contra o São Paulo pode deixar a situação do rebaixamento definida.
VEJA TAMBÉM
- RETOMA A POSIÇÃO? Volante deve recuperar sua vaga no São Paulo após se recuperar de lesão
- 1,2 BILHÃO: São Paulo alinha acordo com grego e uma porcentagem vai ser para contratações
- A CAMINHO DA EUROPA? Gigantes da Rússia sondam contratação de André Silva que dá resposta