A quatro jogos do término da temporada, o São Paulo encerrou a 34ª rodada do Campeonato Brasileiro em uma situação desafiadora, mais distante de seu objetivo primordial: a classificação para a fase de grupos da Conmebol Libertadores do próximo ano. Após empatar em 1 a 1 com o Red Bull Bragantino e alcançar 58 pontos, o Tricolor viu seus concorrentes diretos, Internacional e Flamengo, vencerem e aumentarem suas pontuações para 62 pontos, deixando o São Paulo a quatro pontos de distância.
Com a situação se complicando, o São Paulo não possui mais confrontos diretos com essas equipes para tentar reduzir essa diferença. Portanto, o caminho agora é claro: vencer os próximos jogos enquanto torce para que Internacional e Flamengo tenham pelo menos duas derrotas nas últimas quatro rodadas que restam no campeonato.
Por outro lado, o time paulista está em uma posição favorável para garantir uma vaga nas fases preliminares da Libertadores. Atualmente, o São Paulo está 11 pontos à frente do Cruzeiro, que ocupa a sétima posição e é o último a conseguir uma vaga na competição continental, e 12 pontos à frente do Bahia, que está em oitavo lugar. Com apenas quatro jogos restantes, o Tricolor precisa conquistar, no mínimo, um empate para assegurar sua classificação à Libertadores do próximo ano.
Cabe ressaltar que o Bahia, em sua melhor performance, poderia igualar a pontuação do São Paulo na tabela, somando até 12 pontos. A última partida do Tricolor acontecerá neste sábado, às 21h30, contra o Atlético-MG no Morumbi, e a equipe estará determinada a conquistar uma vitória indispensável.
VEJA TAMBÉM
- São Paulo e Atlético-MG: como e onde assistir ao jogo ao vivo
- ADEUS DO MEIA? Santiago Longo fora dos gramados: explicações da comissão técnica do São Paulo
- ADEUS DO MEIA? Santiago Longo fora dos gramados: explicações da comissão técnica do São Paulo