A Federação Paulista de Futebol (FPF) anunciou, na terça-feira, no Salão Nobre do Pacaembu, a formação dos grupos do Campeonato Paulista de 2025. O torneio, que foi antecipado para se adequar ao calendário do futebol brasileiro no próximo ano, começará em 15 de janeiro e se encerrará em 26 de março, com a grande final.
Os tradicionais clubes Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo foram designados como cabeças de chave. O Palmeiras, atual tricampeão, integrará o Grupo D, ao lado de Ponte Preta, São Bernardo e Velo Clube, buscando conquistar seu quarto título seguido sob o comando de Abel Ferreira.
Por outro lado, o Santos, que foi vice-campeão e retorna à Série A do Brasileirão, está no Grupo B, junto com Red Bull Bragantino, Portuguesa e Guarani. Enquanto isso, o Corinthians integra o Grupo A, enfrentando Inter de Limeira, Mirassol e Botafogo-SP, e o São Paulo ficou no Grupo C, que conta com Novorizontino, Água Santa e Noroeste.
No total, 16 clubes estarão na disputa pelo título do Paulistão. A primeira fase será caracterizada por um turno único em que todas as equipes se enfrentarão, exceto aquelas do mesmo grupo. Os dois melhores colocados de cada grupo avançarão para as quartas de final, enquanto os dois piores da classificação geral serão rebaixados para a Série A2.
As quartas de final e semifinais serão disputadas em partidas únicas, com a classificação geral determinando o mando de campo. Já a final será realizada em jogos de ida e volta. Desde 2023, o Paulistão também garante cinco vagas para a Copa do Brasil do ano seguinte, embora nesta edição o Corinthians não tenha se classificado pelo Estadual.
Confira abaixo a composição dos grupos do Campeonato Paulista de 2025:
Grupo A: Corinthians, Inter de Limeira, Mirassol, Botafogo-SP
Grupo B: Santos, Red Bull Bragantino, Portuguesa, Guarani
Grupo C: São Paulo, Novorizontino, Água Santa, Noroeste
Grupo D: Palmeiras, Ponte Preta, São Bernardo, Velo Clube
VEJA TAMBÉM
- FIM DE JOGO! São Paulo persiste, empata com o Atlético-MG e garante vaga na Libertadores
- OLHO NA TABELA! Após empate, São Paulo se solidifica no G7; Confira
- ADEUS DO MEIA? Santiago Longo fora dos gramados: explicações da comissão técnica do São Paulo