A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) está pensando em implementar mudanças significativas no calendário do futebol nacional a partir de 2025. As propostas incluem a antecipação do início dos campeonatos estaduais para janeiro e a reprogramação do Campeonato Brasileiro para março. No entanto, essas alterações têm gerado descontentamento entre jogadores e dirigentes, que expressam preocupações sobre o bem-estar dos atletas.
Julio Casares, presidente do São Paulo, destacou os riscos potenciais dessas mudanças, afirmando que elas poderiam comprometer a saúde dos jogadores. "Estou bastante preocupado com a possibilidade de os estaduais começarem no dia 8. Essa discussão deveria ter sido feita antes, não agora, tão próximos do fim do ano", comentou Casares. Ele enfatizou que um calendário tão ajustado pode impedir que os atletas tenham tempo suficiente para realizar uma pré-temporada adequada.
O São Paulo já tem uma viagem de pré-temporada programada para os Estados Unidos, entre os dias 8 e 22 de janeiro de 2025, o que traz ainda mais incertezas sobre como a nova programação da CBF poderia afetar os planos do clube. Casares também mencionou a possibilidade de impactos na temporada de 2026, uma vez que o Brasil terá que interromper seus torneios em função da Copa do Mundo. "Essas mudanças podem afetar a integridade dos atletas, que não teriam tempo suficiente para uma pré-temporada adequada às necessidades e ao calendário", acrescentou o presidente.
Atualmente, o São Paulo aguarda uma definição por parte da CBF para entender como será a sua pré-temporada em 2025 e, até o momento, não expressou interesse em realizar quaisquer alterações em seus planos.
Para se manter atualizado sobre esta e outras notícias, siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.
VEJA TAMBÉM
- ADEUS DO ÍDOLO? Segundo jornalista, Flamengo está buscando a contratação de Calleri, do São Paulo; Entenda
- FALA, PROFESSOR! Zubeldía elogia William Gomes e faz comparação com volante da seleção argentina
- FIM DE JOGO! São Paulo persiste, empata com o Atlético-MG e garante vaga na Libertadores