Jonathan Calleri, o centroavante do São Paulo, não tem vivido uma fase artilheira nesta temporada, mas continua agradando ao técnico Luis Zubeldía. O argentino, que historicamente é uma das principais referências do elenco são-paulino, está enfrentando uma temporada repleta de desafios. Embora tenha se acostumado a ser o “homem-gol” da equipe, seus números em 2024 são mais discretos quando se trata de balançar as redes adversárias. No entanto, esse desempenho não parece ser um grande problema para Zubeldía.
Desde que assumiu o comando do time no final de abril, Calleri já anotou nove gols, sendo cinco deles apenas no Campeonato Brasileiro. Após a vitória por 2 a 1 sobre o Athletico-PR, Zubeldía explicou os fatores que podem explicar a queda na produção ofensiva do atacante. Durante a partida, Calleri foi substituído por André Silva, que entrou em campo e marcou o gol da virada. O técnico argentino destacou que Calleri é um atacante que se beneficia do apoio de volantes e que a formação atual da equipe tem priorizado mais atacantes do que volantes, o que pode diminuir as oportunidades para um centroavante como ele."
“Ele talvez precisasse do avanço dos laterais, com mais cruzamentos. A atuação da equipe pode ter limitado as chances para um centroavante como ele. No entanto, valorizo outras contribuições que os atacantes podem oferecer”, comentou Zubeldía em coletiva."
No decorrer da entrevista, o treinador enfatizou a importância de reconhecer quando outros jogadores assumem o protagonismo. “Embora hoje ele não tenha marcado, Calleri está trabalhando bem e sabemos o que ele representa para a equipe. Sou o primeiro a querer que um atacante faça gols, mas como equipe, precisamos valorizar qualquer jogador que contribua”, acrescentou."
Sobre a substituição de Calleri por André Silva, Zubeldía se mostrou tranquilo, ressaltando a importância de ter um atacante titular consolidado no elenco. “Não costumo trocar centroavantes, isso acontece quando o jogador já está mais sólido, demonstrando energia e personalidade, como o Calleri. Informei ao André que estava muito satisfeito com seu desempenho e com a energia que ele trouxe ao jogo, independentemente do tempo que jogou ou da posição em que atuou”, disse o técnico."
O próximo desafio do São Paulo acontece após a Data Fifa, no dia 20 de novembro, quando a equipe enfrentará o RB Bragantino fora de casa, em uma tentativa de se aproximar ainda mais do G4 do Campeonato Brasileiro.
VEJA TAMBÉM
- MOLECADA DA BASE? Zubeldía anuncia equipe reserva para duelo contra o Botafogo
- FIM DE JOGO! São Paulo joga mal e é derrotado pelo Juventude
- Wellington Rato atrai interesse de duas equipes árabes e pode deixar o São Paulo