O São Paulo entra em campo nesta terça-feira, 5, na Arena Fonte Nova, em Salvador, para enfrentar o Bahia em uma partida crucial para a luta por uma vaga na Libertadores 2025. O jogo, que ocorre às 21h30 (horário de Brasília), é uma oportunidade para o time paulista consolidar sua posição na parte superior da tabela, embora, mesmo em caso de vitória, não consiga ultrapassar o Flamengo, quarto colocado, que soma 55 pontos. Com 51 pontos e na sexta colocação, o São Paulo pode se manter à frente do Bahia, que possui 46 pontos e ocupa a sétima posição, mesmo em um cenário de derrota.
A preparação para a partida foi finalizada com um treinamento na manhã de segunda-feira, e a boa notícia para o técnico Luis Zubeldía é o retorno do atacante Bobadilla, recuperado de lesões. Por outro lado, o Bahia chega ao confronto após uma derrota por 3 a 2 para o Vasco e enfrentará desafios, como a ausência do volante Thaciano, suspenso após receber o terceiro cartão amarelo.
Historicamente, o técnico Rogério Ceni tem encontrado dificuldades em vencer o São Paulo em sua trajetória como treinador, sem nenhuma vitória em dez confrontos, incluindo passagens por Fortaleza e Flamengo. Essa estatística pesa sobre o Bahia, que precisa desesperadamente de pontos para garantir suas aspirações de Libertadores, especialmente após sua derrota recente.
Em campo, ambos os times devem apresentar formações fortes. O Bahia pode alinhar com Marcos Felipe, Santiago Arias, e Luciano Juba, entre outros, enquanto o São Paulo deve contar com Rafael, Rafinha e Jamal Lewis, sendo este último uma das apostas para o duelo. As expectativas são altas, e a ocasião torna-se ainda mais significativa no sentido de mobilização da torcida em torno do futebol como um espaço seguro e acolhedor.
Além de ser um embate entre candidatos à Libertadores, a partida também se insere em uma campanha mais ampla, que aborda a violência no futebol. O setor Sudoeste da Arena Fonte Nova terá 384 cadeiras vazias, simbolizando as vítimas dessa questão, e trazendo à tona a necessidade de um ambiente mais seguro para os torcedores. O evento será muito mais do que um simples jogo; será um momento de reflexão e conscientização.
VEJA TAMBÉM
- São Paulo busca "quarteto mágico" titular para 2025 com soluções de Oscar
- BARCA DE SAÍDA: Luciano e mais seis podem deixar o São Paulo
- Jogador se despede do São Paulo e retorna à Inglaterra para tratamento médico