A partida entre Bahia e São Paulo, marcada para terça-feira às 21h30 (horário de Brasília) na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, terá uma simbolismo especial. Serão 384 cadeiras vazias no setor Sudoeste, em homenagem às vítimas de violência no futebol brasileiro. Esses assentos, que ficarão sem torcedores, serão cobertos com camisetas de diferentes equipes, representando a unidade e a luta contra a violência no esporte.
O número 384 representa o total de vidas perdidas entre 1988 e 2023, de acordo com um levantamento feito pelo jornalista Rodrigo Vessoni. Essa ação faz parte da campanha "Cadeiras Vazias" e do Movimento de Ocupação pela Paz no Futebol, iniciativas criadas pelo Governo Federal, em colaboração com o Ministério do Esporte, a CBF, a Associação Nacional das Torcidas Organizadas (Anatorg) e os principais clubes de futebol do Brasil.
Além da partida, o evento contará com atividades de conscientização, onde torcedores e jogadores dos dois times poderão se engajar em ações significativas. Parentes de algumas vítimas fatais estarão presentes na Fonte Nova para um ato simbólico em prol da paz no futebol. Entre eles, destaca-se Ettore Marchiano, pai da torcedora palmeirense Gabriela Anelli, que, aos 23 anos, foi fatalmente ferida por estilhaços durante um confronto entre torcedores no dia 8 de julho de 2023 na capital paulista.
O Ministro do Esporte, André Fufuca, ressaltou a importância dessa campanha, afirmando que é um passo crucial no enfrentamento da violência nos estádios. "Estamos empenhados para que o futebol e o esporte, em geral, sejam espaços de união, não de confronto. Queremos que a paz prevaleça e que todos, independentemente da idade ou do contexto, possam torcer com segurança. Essa mudança de cultura é construída diariamente por meio do diálogo e de ações que demonstrem a real consequência da violência. O nosso objetivo é transformar o futebol em um ambiente seguro e garantir que o amor pelo esporte sempre supere qualquer rivalidade", concluiu Fufuca.
VEJA TAMBÉM
- ELE FICA? Calleri toma possível decisão sobre ida ao Flamengo; Confira
- ADEUS DO ÍDOLO? Segundo jornalista, Flamengo está buscando a contratação de Calleri, do São Paulo; Entenda
- FALA, PROFESSOR! Zubeldía elogia William Gomes e faz comparação com volante da seleção argentina