Eliminado da Conmebol Libertadores nas quartas de final, o São Paulo só tem o Campeonato Brasileiro para disputar até o fim de 2024 – o time já tinha sido desclassificado também na Copa do Brasil. O fracasso nas competições de mata-mata tornou quase impossível que o clube conquiste um título na temporada – precisaria de uma virada histórica e muito improvável para vencer o Brasileiro. A meta, portanto, é conquistar novamente uma vaga na Libertadores do ano que vem. Para isso, precisa terminar o Brasileirão entre os seis melhores – desconsiderando os times que se classificarem para a competição sul-americana por outros meios. Os quatro melhores se classificam para a fase de grupos, enquanto o quinto e o sexto disputam as fases preliminares da Libertadores.
Nos últimos três anos, porém, a melhor colocação do São Paulo foi a nona posição, em 2022. Desta vez, o time está bem posicionado: é o quinto, com 44 pontos. Tem um ponto a menos do que o Flamengo, o quarto. O Botafogo lidera, com 12 pontos a mais do que o São Paulo. – Temos uma grande pedreira pela frente para a gente mostrar reação. Futebol é assim, a gente não tem tempo nem para comemorar nem para lamentar muito, é mostra reação, domingo tem o clássico (contra o Corinthians) em Brasília, vamos nos reerguer para buscar a melhor colocação no Brasileirão – afirmou o meia Lucas após a partida contra o Botafogo, na quarta.
Faltam 11 partidas para o fim do Brasileiro. O São Paulo fará cinco delas como mandante, seis como visitante. A primeira é o clássico contra o Corinthians, domingo, que precisará ser disputado em Brasília, já que o Morumbis estará alugado para shows. – Fazer o melhor nos 11 próximos jogos é o que nos resta. Não é terra arrasada, estamos fazendo um grande trabalho, futebol tem resultados em que detalhes acabam te eliminando. Mas tenho muito orgulho deste grupo, todos trabalham. É sofrer com essa derrota e pensar no futuro. Temos um grupo de capacidade para buscar títulos – disse o goleiro Rafael.
A sequência de jogos do São Paulo no Brasileiro é a seguinte: 29/09 – Corinthians, Mané Garrincha 05/10 – Cuiabá, Arena Pantanal 19/10 - Vasco, Morumbis* 25/10 – Criciúma, Heriberto Hülse* 05/11 – Bahia, Fonte Nova* 12/11 – Atlhetico-PR, no Morumbis* 19/11 – Bragantino, no Nabi Abi Chedid* 23/11 – Atlético-MG, Morumbis* 30/11 – Grêmio, na Arena do Grêmio* 03/12 – Juventude, no Morumbis* 07/12 – Botafogo, no Nilson Santos* *Jogos com datas a serem confirmadas
VEJA TAMBÉM
- PREMIAÇÃO SUBINDO! São Paulo busca prêmio milionário na briga pelo topo da tabela
- ELE FICA? Calleri toma possível decisão sobre ida ao Flamengo; Confira
- ADEUS DO ÍDOLO? Segundo jornalista, Flamengo está buscando a contratação de Calleri, do São Paulo; Entenda