publicidade

Cbf defende árbitro de Fluminense x São Paulo e contesta anulação.

Siga o UOL Esporte no O árbitro Paulo Cesar Zanovelli não cometeu "erro de direito" ou algo que justifique a anulação da partida entre Fluminense e São Paulo, como quer o Tricolor paulista. Esse é o entendimento da comissão de arbitragem da CBF. O que aconteceu O chefe dos árbitros, Wilson Seneme, enviou um ofício ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), como parte do processo movido pelo São Paulo. Em xeque está a atuação e o procedimento adotado pelo árbitro na marcação/concessão de vantagem da falta que antecedeu o lance do gol do Fluminense. No documento, presidente da comissão até admite que "as sinalizações protocolares poderiam ser melhores e mais claras". Mas Seneme disse que essas questões "não devem ser interpretadas como erro de direito". O erro de direito é quando o árbitro deixa de cumprir alguma regra do jogo. E é isso que o São Paulo alega. A questão é que a tentativa do clube é convencer o STJD de que isso foi tão grave a ponto de gerar anulação do jogo.

O que Seneme argumentou O ponto de partida para a conclusão de Seneme, ao menos a versão que chegou ao STJD, parte do espírito da regra do jogo e do cenário de jamais beneficiar o infrator. Relacionadas Por que anulação de partida é tão difícil no STJD e remete à Máfia do Apito Denúncia contra árbitro abre brecha para anulação de Fluminense x São Paulo Fluminense x São Paulo de novo? Veja jogos que já foram anulados no Brasil A comissão de arbitragem citou que houve uma falta para o Fluminense, com sinalização por parte do assistente. O árbitro opta por dar a vantagem. A alegação é de que Thiago Silva coloca a mão na bola. Mas "não uma mão na bola que possa ser interpretada como infração, mas, sim, com a compreensão e que o jogador estava dando a sequência mais rápida ao jogo". Wilson Seneme é presidente da comissão de arbitragem da CBF Imagem: Staff Images / CBF Para a comissão de arbitragem, o "árbitro permite que o jogo continue com o claro objetivo de não beneficiar o infrator, ocorrendo em seguida um gol favorável à equipe que havia sofrido a falta". Seneme defende ainda que o árbitro tinha, sim, o direito, segundo o protocolo do VAR, de ir à zona de revisão para conferir se algo tinha passado despercebido. "O árbitro percebeu no momento do jogo e confirmou através das imagens que, caso solicitasse que o jogo fosse novamente paralisado, haveria claro benefício ao infrator". A CBF reconheceu os problemas em termos de sinalização por parte da arbitragem, mas rejeitou a tese de "erro de direito". O que isso influencia no processo?

Wilson Seneme é presidente da comissão de arbitragem da CBF
Wilson Seneme é presidente da comissão de arbitragem da CBF

A posição da CBF no processo no STJD é uma espécie de parecer técnico, com peso político, mas não definitivo. A discussão no julgamento que começou na quinta-feira (26) envolve se o pedido do São Paulo, usando uma medida inominada, é admissível — já que existe uma discussão se o clube fez o movimento dentro do prazo ou não. Julgamento de Fluminense x São Paulo no STJD Imagem: Igor Siqueira/UOL Mas o caso também extrapola o aspecto técnico do Direito Desportivo e avalia o mérito, se houve ou não erro de direito. E se esse erro foi relevante o suficiente para justificar a anulação de partida. Até agora, três auditores votaram. Nenhum deles apoiou a anulação de partida. Dois nem sequer acharam tecnicamente admissível, ritualmente, o pedido do São Paulo. Como uma auditora pediu vistas, o caso voltará a ser analisado na próxima sessão do Pleno, ainda sem data.

Julgamento de Fluminense x São Paulo no STJD
Julgamento de Fluminense x São Paulo no STJD

VEJA TAMBÉM
- INACEITÁVEL! Jornalista critica postura de técnico do Botafogo após derrota do São Paulo na Libertadores
- São Paulo desperdiça oportunidades e é eliminado com crueldade na Libertadores.
- INACEITÁVEL! Jornalista critica postura de técnico do Botafogo após derrota do São Paulo na Libertadores


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 1 0

Comentários (7)
27/09/2024 08:19:21 Robson Martins

essa CBF é um lixo

É de se esperar tudo dessa CBF...Intervenção na CBF E STJD já...O Textor tem razão...Tem que investigar...

27/09/2024 06:56:53 Lucas Trindade

o Semente cada vez mais rico kkk

27/09/2024 06:53:49 Lucas Trindade

CBF e o PT é uma máfia só tudo bando de vagabundo e ladrão é corrupção para todos os lados

27/09/2024 06:50:05 Lucas Trindade

isso aí não vai dar em nada CBF é o PT tudo farinha do mesmo saco ??

27/09/2024 06:45:49 Fabio Francisco

A PERGUNTA É OQUE SENEME TEM A ESCONDER. NÃO QUERENDO A ANULAÇÃO DA PARTIDA ??

27/09/2024 06:44:36 Fabio Francisco

tem que haver anulação sim houve erro e gravíssimo pois o var alertou o juiz sobre o zagueiro colocar a mão na bola para cobrar uma falta não apitada infração

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.