publicidade

Polêmica de arbitragem no jogo entre Fluminense e São Paulo revolta torcedores.

O São Paulo acionou o tribunal para anular o jogo contra o Fluminense, após ouvir o áudio do VAR e as imagens disponibilizadas pela CBF. Claro que é questionável a demora de cinco dias para a liberação do conteúdo por parte Confederação Brasileira de Futebol. Em 2019, o futebol brasileiro passou por uma situação parecida. Na ocasião, o Botafogo entrou com um pedido de anulação de partida referente ao jogo disputado contra o Palmeiras, alegando que o árbitro já havia reiniciado a partida quando o VAR sugeriu revisão para a marcação de um pênalti para a equipe paulista. Na ocasião, o STJD rejeitou o pedido.

Há coincidências entre os lances citados: - Botafogo x Palmeiras: o árbitro faz sinal com as mãos autorizando a cobrança do tiro livre pelo Botafogo, porém não apita autorizando o reinício do jogo. - Fluminense x São Paulo: o árbitro faz sinal de vantagem em uma falta para o Fluminense e em nenhum momento apita paralisando o jogo para que uma falta fosse cobrada. O que a regra diz sobre o apito: “O apito é necessário para: • iniciar o jogo (no primeiro e no segundo tempos de jogo e da prorrogação) e reiniciá-lo depois de um gol; • paralisar o jogo: para assinalar um tiro livre ou um tiro penal; se o jogo for suspenso temporária ou indefinidamente; ao final de cada tempo de jogo; • reiniciar o jogo em caso de: tiros livres, quando for necessário que os jogadores estejam a uma distância adequada; tiros penais; • reiniciar o jogo após ter sido paralisado por: uma advertência com CA ou uma expulsão; uma lesão; uma substituição...

O árbitro de futebol deve cumprir as regras do jogo e o regulamento da competição de forma imparcial. A regra é o documento que define como determinado esporte deverá ser praticado. No caso do futebol, a International Board (IFAB) é a responsável por essas regras. O regulamento da competição oferece as normas específicas de cada evento esportivo. O Campeonato Brasileiro, por exemplo, tem regulamento diferente do Campeonato Paulista, porém ambos devem ser conduzidos pela rega da IFAB. Relacionado ao futebol no Brasil, ainda temos o STJD que discute a legalidade do esporte e funciona de forma semelhante ao Poder Judiciário. O STJD é quem vai julgar se procede um pedido de anulação de partida, conforme as normas, regras e regulamentos estabelecidos.


VEJA TAMBÉM
- EXTENSÃO COM O CRAQUE! São Paulo quer renovação com promessa e Bayern acompanha de perto
- SAIU A DECISÃ: STJD Julgou o pedido de anulação do jogo entre São Paulo e Fluminense, confira
- EXTENSÃO COM O CRAQUE! São Paulo quer renovação com promessa e Bayern acompanha de perto


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 6 0

Comentários (1)
09/09/2024 11:20:46 Paulo Bortolusso

Não vai anular nunca a partida, mas a arbitragem de campeões do Var teria q ser ponida com eigor por desconhecido da regra.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.