A expulsão de Igor Vinicius no segundo tempo da vitória do São Paulo por 1 a 0 sobre o Grêmio, na última quarta-feira, abriu espaço para o experiente Rafinha voltar ao time titular depois de mais de três meses. Um dos capitães e tradicionalmente titular absoluto do São Paulo, Rafinha havia fraturado a fíbula esquerda no dia 4 de abril, quando começou uma partida pela última vez.
A grave lesão foi sofrida na estreia tricolor na Conmebol Libertadores, com derrota por 2 a 1 para o Talleres, da Argentina. Desde então, Igor Vinicius passou a ser o titular da lateral direita. Na última quarta-feira, porém, o jogador foi expulso por demorar para cobrar um lateral. O árbitro Gustavo Ervino Bauermann aplicou o amarelo, percebeu que o atleta já havia sido advertido anteriormente e precisou expulsá-lo.
Rafinha, então, ganhará nova oportunidade contra o Juventude, neste domingo, às 18h30 (de Brasília). Nesta temporada, Rafinha entrou em campo apenas seis vezes. O lateral-direito iniciou 2024 se recuperando de uma lesão sofrida ainda em 2023, demorou para ficar à disposição do então técnico Thiago Carpini e só estreou no clássico contra o Corinthians, no fim de janeiro, mas jogou apenas 45 minutos.
Dias depois, Rafinha foi titular novamente na Supercopa do Brasil, contra o Palmeiras, mas foi substituído aos 15 minutos do segundo tempo. A partida em que o lateral-direito teve mais tempo em campo em 2024 foi nas quartas de final do Campeonato Paulista, contra o Novorizontino: 80 minutos. No jogo seguinte, se lesionou.
Contratado em 2022, Rafinha rapidamente virou um líder no São Paulo por sua experiência. Aos 38 anos, foi importante na conquista da Copa do Brasil do ano passado. O contrato dele com o Tricolor vai até o fim de 2024, quando cogita se aposentar dos gramados.
VEJA TAMBÉM
- Mistério no São Paulo: jogador passa de dispensa à renovação e desaparece
- GRANDE REFORÇO! São Paulo enfrenta dificuldades financeiras na contratação de Evander, ex-Vasco
- DE SAÍDA? Sabino pode trocar São Paulo por proposta milionária do futebol europeu