O meia James Rodríguez foi vice-campeão e eleito melhor jogador da Copa América no último domingo, com a seleção da Colômbia. Craque do torneio de seleções, o jogador vive cenário bem diferente no São Paulo. James Rodríguez tem contrato com o São Paulo até junho de 2025, mas seu futuro no clube é incerto. Preterido pelo técnico Luis Zubeldía e também com poucas chances com os antecessores Dorival Júnior e Thiago Carpini, o meio-campista deve ser negociado, mas o Tricolor evita fechar portas para ele. Em entrevista à ESPN durante a Copa América, o presidente Julio Casares falou sobre a possibilidade de James Rodríguez ser reintegrado ao elenco quando se reapresentasse ao clube.
Antes de se apresentar à seleção colombiana para a Copa América, James Rodríguez estava fora dos planos de Zubeldía e de sua comissão técnica. O meia só entrou em campo por cinco minutos no clássico contra o Palmeiras, a segunda partida do treinador argentino. Depois, nem relacionado foi para os jogos do São Paulo. No início de maio, ainda distante da Copa América, Zubeldía justificou a ausência de James Rodríguez, que também vinha sendo comum com Thiago Carpini. Pelo Tricolor, o meia jogou só oito vezes em 2024.
Se no São Paulo James Rodríguez não consegue apresentar sua melhor forma, pela Colômbia o panorama é bem diferente. Ao todo, no Tricolor, o meio-campista tem 22 jogos, dois gols e quatro assistências. Ele chegou ao clube no segundo semestre do ano passado. Não só os números de James Rodríguez no São Paulo são ruins. As aparições em momentos decisivos, também. Em 2023, sequer entrou nas finais da Copa do Brasil, contra o Flamengo, que o Tricolor venceu. Diante da LDU, perdeu pênalti e viu o Tricolor ser eliminado nas quartas de final da Copa Sul-Americana.
Prestigiado no mercado internacional principalmente pela expectativa criada por suas atuações pela Colômbia, James Rodríguez despertou, nos últimos meses, o interesse de clubes europeus. De acordo com pessoas próximas ao jogador, o Celta de Vigo, da Espanha, foi uma das equipes que procuraram o estafe. Ao São Paulo, porém, nunca chegou nada oficial. O alto salário do meio-campista é um empecilho para qualquer negociação. No início da temporada, um clube procurou o Tricolor para saber sobre a possibilidade de um empréstimo, já que James Rodríguez não vinha sendo utilizado.
VEJA TAMBÉM
- Mistério no São Paulo: jogador passa de dispensa à renovação e desaparece
- GRANDE REFORÇO! São Paulo enfrenta dificuldades financeiras na contratação de Evander, ex-Vasco
- DE SAÍDA? Sabino pode trocar São Paulo por proposta milionária do futebol europeu