Apesar da Colômbia não ter sido campeã da Copa América, James Rodríguez, do São Paulo, foi eleito o melhor jogador da competição, e o tricolor paulista reconheceu o mérito do jogador. No Instagram, o clube o parabenizou pelo feito, e a postagem não foi muito bem recebida pelos torcedores. Isso porque o desempenho do meia por sua seleção foi completamente diferente do costumeiro na equipe de Luis Zubeldía, em que, até hoje, não conseguiu ser referência; e não somente com o treinador argentino mas também com Dorival Júnior e Thiago Carpini. Vez ou outra, a saída do clube é especulada. Torcedores ironizaram o prêmio no post. "Agora anuncia na OLX com essa foto", escreveu um internauta. "Jogar no São Paulo que é bom, nada ainda", comentou outra. Alguns poucos, no entanto, o apoiaram. "Tem que colocar ele para jogar, o menino é um fenômeno", pediu um usuário. Para efeito de comparação, James Rodríguez tem apenas um gol e uma assistência nos oito jogos que fez pelo São Paulo em 2024; em contrapartida, foram seis assistências e um gol na Copa América. Os números com a Colômbia também superam os de 2023, quando teve um gol e três assistências.
Durante o Resenha da Rodada, da ESPN, de 8 de julho, André Plihal trouxe informação de bastidores de como os atletas estariam reagindo à postura do meia na Colômbia: irritação total. "Jogadores do São Paulo estão loucos da vida com o James. Acham que o que ele está fazendo é um desrespeito", disse o apresentador na época. Luis Fabiano, hoje comentarista da emissora, foi outro que, no programa, se mostrou inconformado com as diferentes performances do colombiano. Ao ser questionado se aceitaria o jogador de volta ao tricolor, o ex-atacante foi claro: "Ficaria p*** com ele. Ele demonstra que poderia render no São Paulo o que ele rende na seleção. Com um pouquinho de esforço". "Parece que ele chegou no São Paulo e achou que ia fazer tudo o que ele queria porque ele é o James Rodríguez, que os jogadores iam colocar ele num pedestal. Não é assim! Ele queria que o São Paulo mudasse toda a filosofia para que ele jogasse, isso não existe. O São Paulo é maior do que qualquer jogador", completou.
No São Paulo, James já causou desgaste por falta de compromisso com o elenco, inclusive se recusando a viajar para a Supercopa do Brasil, disputada no Mineirão contra o Palmeiras, no início do ano. Em outro cenário, chegou a não ser inscrito durante parte do Campeonato Paulista.
VEJA TAMBÉM
- Mistério no São Paulo: jogador passa de dispensa à renovação e desaparece
- GRANDE REFORÇO! São Paulo enfrenta dificuldades financeiras na contratação de Evander, ex-Vasco
- DE SAÍDA? Sabino pode trocar São Paulo por proposta milionária do futebol europeu