Ficou o sentimento de que o São Paulo deixou dois pontos escaparem no empate de 2 a 2 no clássico contra o Corinthians , na Arena Neo Química, pela nona rodada do Brasileirão . O Tricolor ficou duas vezes em vantagem e teve bom desempenho com um time que lembra o que venceu a Copa do Brasil no ano passado, com o retorno de Rodrigo Nestor na posição de meia pela esquerda. A diferença foi a parceria entre Lucas e Luciano. Muito pedida pela torcida, a dupla mostrou bom entendimento: os dois participaram das jogadas de gol, puxaram contra-ataques e abrem ainda mais possibilidades para a sequência da temporada.
O esquema tático é o mesmo de sempre: um 4-2-3-1. Dessa vez, Lucas jogou pelo lado direito, com Rodrigo Nestor na esquerda e Luciano centralizado. Quando a bola rolava, Zubeldía adaptou a movimentação e o time formava quase um quadrado no meio-campo: Lucas se movimentada da direita para dentro e Nestor da esquerda para dentro. Os dois jogavam como autênticos meias: recebiam a bola vinda de Luiz Gustavo e Alisson e organizavam a jogada: ora tocavam curto, ora lançavam e ora escolhiam conduzir, como no lance do primeiro gol.
Esse posicionamento resolve um problema antigo no São Paulo: o fato de Luciano não ter se adaptado à função de meia, como tanto tentou Rogério Ceni. Luciano sempre foi, e a essa altura da carreira, pode se dizer que sempre será um "ponta de lança": um segundo atacante que precisa de um centroavante prendendo a defesa para driblar e chegar no gol. Quando ele precisa buscar a bola numa zona mais afastada do gol, perde velocidade e explosão.
A ideia é contar com o reforço e encaixá-lo no novo time, com Lucas como meia pela direita e Luciano como segundo atacante, para a sequência do Brasileirão e os duelos contra o Nacional, nas oitavas-de-final da Libertadores.
VEJA TAMBÉM
- PROVÁVEL ESCALAÇÃO: LIBERTADORES - Libertad x São Paulo
- HOJE TEM TRICOLOR! São Paulo x Libertad na Libertadores: onde assitir
- EX-REAL MADRID NO TRICOLOR? Atacante do futebol europeu aceita condição para jogar no SPFC e aguarda proposta