O Mundial de Clubes de 2025 já tem 27 dos 32 times conhecidos. O último deles foi o River Plate, que foi à competição via ranking. Ainda há duas vagas em aberto para a América do Sul na competição. Porém, nenhum brasileiro pode ir via ranking. Pelos critérios da Fifa, a América do Sul tem direito a 6 vagas no torneio: 4 para os campeões da Libertadores entre 2021 e 2024 (Flamengo, Palmeiras e Fluminense confirmaram presença) e mais 2 por ranking (brasileiros não entram na contagem). É nesse último quesito que os Millonarios entraram.
Dessa forma, outros brasileiros só podem garantir classificação à competição caso vençam a Libertadores. Assim, Athletico-PR e Internacional, por exemplo, bem rankeados pela Conmebol, não têm chances de vaga, já que estão na CONMEBOL Sul-Americana. Por sua vez, São Paulo, Grêmio, Botafogo e Atlético-MG só podem garantir a vaga caso conquistem a edição 2024 da CONMEBOL Libertadores. Mas qual o motivo de não poderem ir via ranking?
Com três vagas já garantidas no torneio, o Brasil já possui mais de dois times classificados, impossibilitando, por conta de normas da Fifa, que uma nova vaga seja via ranking. O River chegou a 82 pontos no ranking sul-americano e não pode mais ser ultrapassado por Boca Juniors (71) e Olimpia (57), que não estão na Libertadores, mas podem garantir a última vaga via ranking.
Times já classificados para o Mundial da Fifa:
Al Ahly (Egito) – campeão da Champions da África 2020/21 e 2022/23; Wydad (Marrocos) – campeão da Champions da África 2021/22; Al Hilal (Arábia Saudita) – campeão da Champions da Ásia 2021; Urawa Red Diamonds (Japão) – campeão da Champions da Ásia 2022; Chelsea (Inglaterra) – campeão da Champions League 2020/21; Real Madrid (Espanha) – campeão da Champions League 2021/22; Manchester City (Inglaterra) – campeão da Champions League 2022/23; Bayern de Munique (Alemanha) – ranking da Uefa; Paris Saint-Germain (França) – ranking da Uefa; Inter de Milão (Itália) – ranking da Uefa; Porto (Portugal) - ranking da Uefa; Benfica (Portugal) – ranking da Uefa; Borussia Dortmund (Alemanha) – ranking da Uefa; Juventus (Itália) – ranking da Uefa; Atlético de Madrid (Espanha) - ranking da Uefa; Red Bull Salzburg (Áustria) - ranking da Uefa; Monterrey (México) – campeão da Champions da Concacaf 2021; Seattle Sounders (Estados Unidos) – campeão da Champions da Concacaf 2022; Club León (México) – campeão da Champions da Concacaf 2023; Auckland City (Nova Zelândia) – ranking da Oceania; Ulsan (Coreia do Sul) - ranking da AFC; Espérance (Tunísia) - ranking da CAF; Mamelodi Sundowns (África do Sul) - ranking da CAF; Palmeiras (Brasil) – campeão da Libertadores 2021; Flamengo (Brasil) – campeão da Libertadores 2022; Fluminense (Brasil) – campeão da Libertadores 2023; River Plate (Argentina) - via ranking da América do Sul.
VEJA TAMBÉM
- PROVÁVEL ESCALAÇÃO: LIBERTADORES - Libertad x São Paulo
- HOJE TEM TRICOLOR! São Paulo x Libertad na Libertadores: onde assitir
- EX-REAL MADRID NO TRICOLOR? Atacante do futebol europeu aceita condição para jogar no SPFC e aguarda proposta