O São Paulo venceu o Ituano para garantir uma dramática classificação para as quartas de final do Campeonato Paulista. Mas um dos heróis da vaga se rebelou contra o formato da competição. Nas redes sociais, nesta segunda-feira (11), o meia-atacante Lucas pediu por uma mudança no regulamento do Paulistão. Seu time quase não seguiu em frente, apesar de fazer a terceira melhor campanha da primeira fase. "Esse regulamento precisa ser revisto urgentemente!", exclamou Lucas, em uma postagem do perfil oficial do Paulistão, sobre a classificação final da primeira fase.

De fato, o formato da competição é alvo de muitas críticas dentro e fora do estado de São Paulo. Há alguns anos, o Campeonato Paulista voltou a contar com 16 times, em vez dos 20 que o compunham até 2016. Para manter as 16 datas previstas pela CBF, a competição teria que contar com 12 rodadas na primeira fase e quatro etapas no mata-mata.
A fórmula encontrada, portanto, foi dividir os 16 times em quatro grupos e realizar jogos fora de suas chaves. Isto é, quem cai no mesmo grupo não se enfrenta. O formato acaba desequilibrando algumas chaves, como o Grupo, que teve o Santos liderando com folga e abrindo 15 pontos da Portuguesa, segunda colocada. A Lusa, aliás, estava brigando contra o rebaixamento nas rodadas finais, mas acabou se classificando para as quartas de final, mesmo com uma campanha pior que a de todos os eliminados dos demais grupos.
VEJA TAMBÉM
- RECUSOU A PROPOSTA! Volante contraria empresário e rejeita renovação com São Paulo
- IRONIZOU! James Rodríguez é sarcástico sobre fracasso no São Paulo e revela relação com Dorival
- MUDANÇA NO PLANEJAMENTO? Zubeldía ganha reforço e pode mudar tática do São Paulo