Luiz Gustavo já até mesmo atuou com a camisa do São Paulo no último sábado (20), na estreia do Campeonato Paulista , contra o Santo André , mas foi só nesta segunda-feira (22) que ele foi apresentado. O volante de 36 anos, com passagens por clubes como Bayern de Munique , Olympique de Marselha e Fenerbahçe , além da seleção brasileira , apesar de toda a experiência, se coloca como "mais um" no elenco do time e se prontificou até mesmo a jogar em outros setores do campo.
"Joguei em outras posições na minha carreira, estou aqui pra ajudar e se o treinador decidir vou estar apto para jogar da melhor forma possível. Tem outras lideranças dentro do grupo e o que faz a força do nosso time é esse coletivo, todos se respeitam muito, todos estão muito à vontade. Nós que chegamos, chegamos pra somar, pra agregar. Mesmo eu tendo 36 anos, sendo um dos mais experientes, todos nós temos voz para ajudar. Resumindo, eu vou estar aqui pra somar da melhor forma possível."
Com carreira vitoriosa, Luiz contou também que adapta seu estilo de jogo para fazer os colegas de time melhorarem: "Eu sempre fui um jogador que gostei muito de potencializar meus companheiros e sem dúvida esse vai ser um dos meus pontos aqui. Ajudar da melhor forma possível para que eles possam render cada vez mais e a gente como time fique mais forte. Pra mim é uma oportunidade incrível depois de muitos anos fora poder voltar para um clube como o São Paulo. Eu quero desfrutar, tenho 36 anos, me sinto muito bem, sei que posso ajudar muito. Conectar novamente com minha origem, com a torcida, vai me fazer muito bem. Quero aproveitar todo esse benefício em prol dos meus companheiros, do nosso time, porque é isso que vai nos fazer mais forte, que a gente vai lutar por todos campeonatos."
Acostumado com o futebol europeu, onde a relação com os torcedores parece "mais fria", ele se mostrou que tem a receita de sucesso para conquistar os tricolores: "Nós jogadores temos que entender que os torcedores são movidos de sentimento, são pessoas que amam o clube muito mais do que a gente tem noção. Meu papel nos clubes que passei foi tentar se identificar o máximo com eles, representá-los da melhor forma dentro de campo. Nesse quesito sempre consegui ter essa conexão e me ajudou muito. Temos que entender que futebol é muito além, estamos em um país sofrido, que muitas pessoas têm muitas necessidades e que amam o futebol. A partir do momento que estamos em campo, temos que ter essa noção, que não é só por nós, é por todos que estão ali, nos apoiando."
Para conseguir a contratação, o São Paulo contou com uma ajudinha de Rafinha, lateral-direito responsável por erguer a taça da Copa do Brasil em 2023 e que foi colega de Luiz Gustavo no Bayern.
"O Rafinha é um amigo pessoal, um cara que eu respeito muito e sem dúvida ele teve uma influência nessa negociação, como o Lucas, o Rui Costa e outras pessoas. Foi um conjunto de pessoas profissionais que eu acreditei e tendo a oportunidade de vim aqui antes da assinatura tinha a convicção que seria a decisão certa. Cada dia que passa me sinto mais à vontade, me sinto melhor a cada dia."
'Estou realizando um sonho'
Na mesma entrevista coletiva, o São Paulo apresentou também o atacante Erick, que se destacou pelo Ceará , na última Série B . E ele não conseguiu conter a emoção na chegada ao clube.
"Estou realizando um sonho de criança, é uma honra estar aqui. Estou muito feliz, muito motivado e espero que, junto com meus companheiros, a gente possa ajudar o São Paulo a conquistar todos os objetivos na temporada. Desde que surgiu a possibilidade de vir pra cá, fiquei muito feliz. Ansiedade grande de querer chegar logo, mas estava defendendo o Ceará, que é um grande clube também. Sempre fui profissional, nunca deixei de treinar, de dar o meu melhor. Estava na torcida para ser campeão. Vou realizar um sonho meu de disputar a Libertadores, em um clube que é tricampeão. É uma felicidade muito grande."
O atacante ex-Ceará foi apresentado como reforço do São Paulo em 2024
No Tricolor, Erick se reencontrará com Milton Cruz, que foi seu técnico anos atrás e até mesmo fez uma profecia: "Em 2017, o Milton Cruz foi meu treinador no Náutico e falou que um dia ia me ver no São Paulo. O fato de jogar a Libertadores e em um clube que é tricampeão, é uma honra muito grande e estou muito feliz."
VEJA TAMBÉM
- RETOMA A POSIÇÃO? Volante deve recuperar sua vaga no São Paulo após se recuperar de lesão
- 1,2 BILHÃO: São Paulo alinha acordo com grego e uma porcentagem vai ser para contratações
- A CAMINHO DA EUROPA? Gigantes da Rússia sondam contratação de André Silva que dá resposta