É oficial! Nesta quinta-feira (11), o São Paulo anunciou a contratação de Thiago Carpini como novo treinador da equipe. O jovem técnico chega para substituir Dorival Júnior, que deixou o clube rumo à seleção brasileira .
A estreia do comandante acontecerá no dia 20 de janeiro, contra o Santo André , às 20h (de Brasília), no Morumbi, pela 1ª rodada do Campeonato Paulista .
“É um momento mágico, me preparei muito para isso. Trabalhar no São Paulo é um sonho realizado, ainda mais em um ano tão importante, de volta à CONMEBOL Libertadores . O clube vem de uma temporada vitoriosa, com a conquista inédita da Copa do Brasil , e tem um elenco muito qualificado. Para mim, é uma realização pessoal e profissional”, afirmou o técnico Thiago Carpini.
“Fizemos uma seleção criteriosa, com diversas entrevistas. O Carpini é um treinador da nova geração, chega para seguir um caminho que traçamos em 2021 e nos levou à conquista de dois títulos”, afirmou o Presidente Julio Casares.
“Os resultados que obtivemos nos últimos três anos, quando disputamos quatro finais com três profissionais diferentes, nos mostraram que não poderíamos abrir mão da nossa identidade. O São Paulo é um time ofensivo, corajoso e que busca o protagonismo. Foi assim com Crespo, Rogério e Dorival, cada um com suas características. Enxergamos no Carpini, que vem de excelentes trabalhos, um treinador capaz de manter essas diretrizes e nos manter na condição de postulantes a títulos”, disse o diretor de futebol Carlos Belmonte.
Com apenas 39 anos e tendo iniciado carreira de técnico em 2019, Carpini terá sua 1ª chance em um dos grandes clubes do futebol nacional.
Ele começou sua trajetória no Guarani , passando nas temporadas seguintes por Oeste , Inter de Limeira , Santo André e Ferroviária .
Seu nome começou a ganhar força em um cenário maior a partir de 2022, quando ele chegou ao pequeno Água Santa , equipe da Grande São Paulo.
Em 2023, Thiago fez história ao levar o clube à final do Paulistão, eliminando o próprio São Paulo nas quartas e chegando até a vencer o poderoso Palmeiras no jogo de ida da decisão por 2 a 1.
O Água Santa acabaria com o vice após ser goleado por 4 a 0 na volta, no Allianz Parque, mas isso não apagou a grande campanha feita pelo time.
Na sequência, como o time de Diadema não teria calendário nacional, Carpini assumiu o Juventude , que passava por apuros e estava na zona do rebaixamento da Série B .
Fazendo outro grande trabalho, ele comandou uma reação histórica, que terminou com o acesso à elite do Campeonato Brasileiro .
Agora, o jovem treinador encantou a diretoria são-paulina durante o processo de entrevistas para escolher o substituto de Dorival, sendo escolhido pelo presidente Julio Casares e sua diretoria.
VEJA TAMBÉM
- UMA LÁSTIMA! Flávio Prado compara São Paulo com Corinthians por causa das dívidas
- VOCÊ VIU? Torcida do São Paulo detona atitude agressiva de Thiago Carpini em Vitória x Bahia
- SÃO PAULO EM NOVO DESAFIO! Com mudança de comando, Tricolor quer início forte no Brasileirão!