A experiência e liderança de Rafinha dentro do São Paulo são contraditórias ao momento disciplinar do lateral-direito no Brasileirão . Com sete cartões (incluindo um vermelho) nas últimas dez vezes em que esteve em campo, o camisa 13 abriu caminho para o jovem Nathan ser testado no time titular tricolor na reta final da temporada.
+ Siga o canal ge São Paulo no WhatsApp
Memorial de Conquistas do São Paulo tem destaque pra taça da Copa do Brasil
Nathan começou 2023 emprestado para o Coritiba, mas problemas de lesão na posição, que tiraram de ação até o próprio Rafinha, fizeram o São Paulo antecipar o retorno.
Agora, com a sequência de suspensões do veterano de 38 anos, o ala de 21 deve fazer o quarto jogo consecutivo pelo time no Campeonato Brasileiro.
O camisa 45 é o favorito a ser o escolhido como titular da lateral direita no duelo deste domingo, às 18h30 (de Brasília), contra o Cuiabá, no Morumbi.
Se for escolhido por Dorival, ele fará o segundo jogo de início em menos de um mês - o ala atuou também como titular no duelo contra o Athletico-PR, no fim de outubro.
Mais do São Paulo : + Lucas fica? Frase de Dorival dá pistas sobre futuro do camisa 7 + Justiça bloqueia valor milionário por dívida com a prefeitura + O que Dorival pensa sobre os jovens que estrearam na quarta
Nathan deve embalar o quarto jogo seguindo com a camisa do São Paulo — Foto: Rubens Chiri / São Paulo FC
De opção negociável para a lateral, Nathan tornou-se o reserva imediato de Rafinha. O lateral tem ocupado as lacunas deixadas pelo camisa 13 e relegado Raí Ramos, contratado após o Paulistão, ao posto de terceira opção.
Isso porque Igor Vinicius está em recuperação e deve retornar no início de 2024. Antigo titular, o camisa 2 está em recondicionamento físico após problemas crônicos que o tiraram de praticamente toda a temporada.
Nathan, porém, tem é um dos postulantes a ter uma vaga no elenco de 2024. Inclusive, em partidas recentes, Dorival tem experimentado o lateral em uma segunda linha, como um ala/ponta mais ofensivo, como ocorreu diante do Fluminense, na quarta-feira.
+ Leia mais notícias do São Paulo
Nathan foi titular do São Paulo contra o Athletico-PR — Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net
As chances de Nathan permanecer para 2024 passam por boas respostas neste fim de temporada. Ele tem contrato com o São Paulo até 31 de dezembro de 2024.
Cartões e mais cartões
Rafinha recebeu cartão amarelo na quarta-feira sob a acusação de abusar das reclamações contra a arbitragem no jogo contra o Fluminense. Este perfil irritado do lateral-direito tem aparecido em mais oportunidades nesta reta final do Brasileirão.
Nas últimas 10 partidas em que esteve em campo pela Série A, o veterano acabou advertido diante de Atlético-MG, Internacional, Corinthians, Goiás, Santos e Fluminense.
Aos 27 min do 1º tempo - cartão amarelo de Rafinha do São Paulo contra o Fluminense
Contra o Palmeiras, o ex-atleta da seleção brasileira levou dois amarelos e acabou expulso na goleada por 5 a 0.
Na saída do gramado após o vermelho no clássico, Rafinha disse que o árbitro Raphael Claus é “palmeirense” ; a fala levou o jogador para julgamento no STJD.
Rafinha acabou expulso no clássico contra o Palmeiras — Foto: Mauro Horita
Fora da pauta desta semana, o ala ainda corre o risco de ser suspenso até o fim do Brasileirão. O departamento jurídico do Tricolor conversa com a Procuradoria por um acordo.
Rafinha também recebeu um cartão amarelo no jogo contra o Botafogo, pela 20ª rodada, quando sequer entrou em campo no empate sem gols no Morumbi. Esse acúmulo de punições vai tirar Rafinha do terceiro jogo (Vasco, Athletico e Cuiabá) dos últimos 10 do Tricolor na competição nacional.
O lateral é o quarto jogador mais indisciplinado do Brasileirão com 11 cartões acumulados (amarelos e vermelhos). Somente Mercado, do Internacional, e Robson, do Coritiba, com 12, e Kannemann, do Grêmio, com 16, receberam mais punições na Série A. Os números são do Espião Estatístico .
?? Ouça o podcast ge São Paulo ??
+ Assista: tudo sobre o São Paulo no ge, na Globo e no sportv