Atacante com passagens por São Paulo , Inter de Milão e seleção italiana , Éder é o convidado do Bola da Vez , programa que será exibido pela ESPN no Star+ neste sábado (25), às 20h30 (de Brasília).
Após 18 anos, o jogador voltou ao Criciúma , clube no qual foi revelado, e alcançou dois feitos importantes: foi campeão catarinense e conseguiu o acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro .
O retorno ao time da juventude aconteceu após um convite do presidente do Tigre, quando Eder estava livre no mercado, após deixar o São Paulo. E, na hora de avaliar o futuro, o coração falou mais alto.
"Tive algumas ofertas de times do Brasileirão e também de uma volta para a Itália. Mas queria estabelecer a família. Foi uma chance de voltar para casa, onde eu comecei e onde eu vivi toda a maior parte da minha juventude", disse ao ESPN.com.br.
Éder chegou para a base do Criciúma aos 14 anos e morou debaixo das arquibancadas do estádio Heriberto Hülse. Neste período, viu como torcedor o time catarinense subir para Série A do Brasileiro em 2002.
"Algumas vezes ficava como gandula na hora dos jogos e sonhava um dia me tornar um atleta profissional", contou.
Em 2004, o atacante subiu ao elenco principal e ficou no clube de Santa Catarina até ser vendido para o Empoli-ITA no meio de 2005, quando tinha 18 anos.
Foram 11 temporadas na Itália, com passagens por Frosinone, Brescia, Cesena, Sampdoria e Internazionale. Além disso, o brasileiro se naturalizou italiano e defendeu a Azzurra em várias ocasiões, incluindo a Eurocopa de 2016.
O jogador ainda passou por Jiangsu Suning-CHI e São Paulo antes de retornar ao Criciúma. "Fui muito bem recebido por todos, o que me ajudou. Pude dar o meu melhor em campo".
Aos 37 anos, Éder já não é mais o mesmo menino que saiu para a Itália. E o clube catarinense também está diferente...
"O Criciúma evoluiu muito em termos de estrutura: tem vários campos no centro de treinamento, alojamentos bons para a base, refeitório, academia... O presidente Vilmar Guedes me pediu para ajudar nas melhorias do clube. Acho consegui passar um pouco da minha experiência".
Na temporada, o atacante disputou 34 jogos: foram 11 gols marcados. O mais importante deles foi na vitória contra o Botafogo-SP pela Série B , que decretou o acesso para a elite nacional, no último final de semana.
"Olhava para a arquibancada do Heriberto Hülse e estavam os meus amigos e familiares. Meu filho lá no meio da galera, foi uma coisa mesmo sensacional, sem explicação".
Com contrato até o final do ano que vem, Éder não sabe ainda se permanecerá como jogador ou se irá assumir um cargo na diretoria.
"Agora que o ano terminou, quero descansar um pouco a cabeça por alguns dias e depois vou sentar com o presidente para ver o que será melhor para todos", finalizou.
Onde assistir ao Bola da Vez?
O programa Bola da Vez com Éder terá transmissão pela ESPN no Star+ , neste sábado (25), às 20h30 (de Brasília).
VEJA TAMBÉM
- TÉCNICO DE SELEÇÃO NO TRICOLOR! São Paulo avalia a contratação de treinador de seleção!
- NOVO DESAFIO PELA FRENTE! Jogador do São Paulo recebe grande oportunidade neste mês!
- DESFALQUE! Volante do São Paulo é convocado para a Seleção; Confira