O inédito título da Copa do Brasil do São Paulo por si só já é marcante. Contudo, a conquista teve um significado ainda maior para um nome especial do elenco. Jonathan Calleri finalmente realizou seu sonho e levantou um troféu pelo clube.
Após 156 partidas pelo Tricolor, o atacante argentino pode soltar o grito de "campeão" que estava entalado na garganta. O São Paulo bateu o Flamengo na grande final da Copa do Brasil e ficou com o título do torneio pela primeira vez em sua história.
Deste modo, Calleri realizou um sonho que tinha há tempos. Durante entrevista para o Bola da Vez em julho de 2022 , o atacante externou que seu maior desejo na carreira era levantar uma taça pelo São Paulo.
Na época, ele já tinha amargurado uma derrota em final. Após ele marcar duas vezes no jogo de ida da decisão do Campeonato Paulista contra o Palmeiras , o camisa 9 viu o Tricolor levar uma goleada no Allianz Parque e ficar com o vice-campeonato .
Meses mais tarde, a equipe do Morumbi chegou na decisão da CONMEBOL Sul-Americana . Porém, o Tricolor não esteve inspirado e viu o Independiente del Valle ser campeão após vencer o jogo por 2 a 0, com direito a Calleri levando cartão vermelho no segundo tempo.
Na temporada atual, o argentino ainda sofreu com lesões, algo que atrapalhou seu rendimento no ano. E, nas quartas de final da CONMEBOL Sul-Americana , ele acabou perdendo chances claras , que poderiam ter dado a classificação ao time no duelo contra a LDU .
A redenção, porém, veio na Copa do Brasil. O atacante sequer tinha marcado na competição até chegar na final, mas viu sua estrela brilhar na hora que mais precisava. O camisa 9 foi o autor do gol decisivo no Maracanã, que deu a vitória ao São Paulo contra o Flamengo por 1 a 0 .
Já na partida do Morumbi, o Tricolor saiu perdendo, mas conseguiu um empate logo na sequência e se sagrou campeão. Deste modo, mais do que nunca, o gol de Calleri foi fundamental na conquista do troféu.
E ele conseguiu ser decisivo mesmo jogando no sacrifício. Após o título, o jogador confirmou que está com o tornozelo lesionado e que vai precisar passar por uma cirurgia.
"Eu fui muito criticado, deixaram de acreditar em mim. Mais uma vez eu demonstro que o Calleri está vivo e ganhou a Copa do Brasil. Ninguém sabe, mas estou machucado há seis, sete meses. Eu vou parar de jogar agora e vou operar. Eu estou muito machucado no tornozelo. Meu objetivo era ser campeão e acho que consegui. Dei a vida, mesmo machucado. Desde março... Ninguém sabe, mas dei a vida por esse clube e agora mereço parar e me recuperar bem", disse.
Deste modo, grandes chances de o atacante ter encerrado a temporada de 2023 nesta final, soltando o grito de campeão.
O 'Pai futebolistico'
Uma pessoa foi mais do que especial para toda essa trajetória de Calleri. O técnico Rogério Ceni foi quem apostou no atacante como capitão e deu uma posição de liderança para o atleta perante o elenco.
E esse movimento marcou o argentino até hoje. Logo em sua primeira entrevista após o título, o camisa 9 aproveitou para agradecer formalmente ao ex-treinador.
“Eu, principalmente, quero agradecer ao Rogério. Ele me deu a braçadeira de capitão, me deu uma liderança que eu não tinha. Quero agradecer muito a ele, onde quer que esteja está muito feliz hoje. O dia que ele foi embora, disse: ‘o treinador que vier agora vai ser campeão com vocês, porque vocês são foda’. Eu sou muito grato, é como um pai futebolístico, este troféu também é para ele”, disse o centroavante em entrevista ao Sportv .
Próximos jogos do São Paulo:
Coritiba (C) - 27/09, 19h (de Brasília) - Brasileirão
Corinthians (C) - 30/09, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão
Vasco (F) - 07/10, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão
VEJA TAMBÉM
- CONVITE AO DYBALA! Hernanes convida Dybala a se juntar ao São Paulo: Venha ser feliz
- MERCADO DA BOLA: Saiba sobre as novas contratações e saídas do São Paulo
- ADEUS! Rodrigo Nestor avança em negociação e deve jogar em rival em 2025