O São Paulo conquistou neste domingo (24) o título inédito da Copa do Brasil ao empatar em 1 a 1 com o Flamengo, no Morumbi, depois de vencer por 1 a 0, no Maracanã . E, além da taça, garantiu vaga na próxima edição da CONMEBOL Libertadores .
Em entrevista exclusiva à ESPN após a conquista, Carlos Belmonte , diretor de futebol do Tricolor falou sobre a reformulação do elenco para a próxima temporada.
O dirigente admitiu possíveis saídas do clube, mas garantiu que terá um time forte para a disputa do torneio continental.
''A gente sempre tem que contratar e também temos que esperar as saídas. A gente tem que trabalhar sempre com o elenco. O futebol é muito dinâmico, as coisas mudam rapidamente. Esse time que hoje conquistou a Copa do Brasil, eliminou o Palmeiras nas quartas, o Corinthians na semi e o Flamengo agora. Que times mais fortes que esse encontraremos na Libertadores? Mais fortes eu não acredito, mas talvez do mesmo nível'', começou por afirmar.
''A gente está na briga. Claro que sempre queremos mais. Pensamos em outros jogadores se for o caso. Se tivermos saídas na janela do fim do ano... É com muita calma. Montamos um elenco muito competitivo e o principal é manter isso: jogadores comprometidos com as cores do São Paulo'', completou.
Ao ser questionado sobre a permanência de Lucas para 2024, Belmonte assegurou que o São Paulo não medirá esforços para que o camisa 7 fique no Morumbi.
''A gente já vem conversando com o Lucas, conversamos o tempo inteiro com o atleta. O combinado não é caro. O combinado é que ele vai embora em dezembro, mas nós queremos e faremos todo o esforço para que o Lucas fique. Ele é fundamental, assim como os outros atletas, para essa conquista'', disse.
''O Lucas chegou e em dois dias estava ambientado com o elenco. Faremos todo o esforço possível e tudo o que estiver ao nosso alcance para que o Lucas permaneça. Eu percebo nele o prazer de estar e de voltar ao São Paulo. Agora é trabalhar para que ele continue com a gente'', completou.
Diretor de futebol do clube falou após a conquista no Morumbi
Confira outras respostas de Carlos Belmonte:
Foco no Brasileirão:
''No Campeonato Brasileiro nós temos que subir por uma questão simples: precisamos de dinheiro. Então, precisamos melhorar as posições e a cada posição são aproximadamente R$ 3 milhões que você sobe. Precisamos subir, melhorar o posicionamento, para que possamos ter recursos. E contar com o torcedor. Esse torcedor que nos ajudou a trazer Lucas e James, pode nos ajudar muito mais contando que continue vindo com a gente. O setor popular vai continuar, o São Paulo é o time mais popular do Brasil porque tem um setor popular de mais de 10 mil lugares, porque o nosso estádio comporta. Vamos continuar na mesma tocada, mas precisamos subir. Agora que estamos com tudo em dia, salário, imagens, o momento é de continuar assim''.
Importância de Crespo e Ceni para o título:
''O fundamental foi que a gente manteve uma convicção, ou seja, fomos contratando jogadores, reformulando elenco e trazendo jogadores que tinham comprometimento. Esse era o nosso objetivo. Finalmente nesse momento conquistamos o título, mas esse título vem sendo construído há três anos, desde o Crespo, passando pelo Rogério, todos tiveram importância, chegando até o Dorival agora. É uma construção, uma reconstrução. Eu disse que eu reformaria a Barra Funda. De nove setores eu mudei oito. A gente reformulou, trabalhou e com isso o título veio graças ao competente trabalho do Dorival, mas principalmente por esse elenco de jogadores comprometidos''.
Apoio da torcida:
''A gente tomou essa decisão, isso eu tenho que dizer que foi o torcedor que tomou essa decisão. Quando o torcedor decidiu que viria 50, 60 mil no estádio, dando recordes de público, isso engrossou a nossa bilheteria, que não estava no nosso orçamento. Isso fez com que a gente pensasse: ‘É a hora, não vamos mais vender ninguém’. Tivemos aí meia dúzia de propostas muito boas. Boas antes do título, agora ruins. E com esse recurso conseguimos trazer o Lucas, James e mantivemos os jogadores que aqui estavam para que a gente conseguisse conquistar esse título''.
Próximos jogos do São Paulo:
Coritiba (C) - 27/09, 19h (de Brasília) - Brasileirão
Corinthians (C) - 30/09, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão
Vasco (F) - 07/10, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão
VEJA TAMBÉM
- MERCADO DA BOLA: Saiba sobre as novas contratações e saídas do São Paulo
- CONVITE AO DYBALA! Hernanes convida Dybala a se juntar ao São Paulo: Venha ser feliz
- ADEUS! Rodrigo Nestor avança em negociação e deve jogar em rival em 2025