A segunda edição do Baú do ge está em clima de decisão! Às vésperas da final da Copa do Brasil entre São Paulo e Flamengo, reviramos o acervo do Globo Esporte em busca de alguma reportagem sobre o duelo entre as equipes no dia 22 de setembro. E não é que encontramos!?
E encontramos muito mais. Uma vitamina pé-quente utilizada pelo Flamengo em clássicos cariocas, o primeiro gol de Biro-Biro no Corinthians, a saga de um preparador físicos que invadiu o campo para evitar um gol adversário e coisas que só acontecem na Série B.
22/09/1978 - O primeiro gol de Biro-Biro
Biro-Biro está na galeria de ídolos do Corinthians. História construída com dedicação em campo e gols. Foram mais de 70, marcados nos dez anos em que vestiu a camisa alvinegra. O primeiro deles foi destaque na edição do Globo Esporte de 22 de setembro de 1978 , marcado no dia anterior, na vitória sobre o América-SP por 1 a 0.
GE220978 - O primeiro gol de Biro-Biro no Corinthians
22/09/1979 - A "receita da vitória"
Era a véspera de um Fla-Flu decisivo para o título do segundo turno do Campeonato Carioca. A reportagem do Globo Esporte tem a entrevista com um Tita confiante, admitindo jogar na função de Zico; e o enfermeiro Serginho preparando uma "vitamina" que ele garantiu ser decisiva.
GE22091979 - A preparação do Flamengo para clássico decisivo em 1979
Se foi por conta da "vitamina" não se sabe, mas o Flamengo venceu o clássico por 1 a 0 e ficou com o título do segundo turno - e também do Campeonato Carioca.
22/09/1981 - Corre, Luiz Matter!
O duelo entre Colorado e Toledo pelo Campeonato Paranaense de 1981 teve destaque na edição do Globo Esporte de 22 de setembro de 1981 . A razão: o preparador físico Luiz Matter, do Toledo, invadiu o campo para impedir o gol de empate do Colorado.
Pior do que o lance, só a explicação do dirigente do Toledo.
GE22091981 - Preparador físico do Toledo invade gramado e evita gol adversário
Em tempo: a partida foi anulada. O novo confronto terminou empatado em 0 a 0.
22/09/1986 - Papai Joel em bom futebolês
Entrevistas, Joel Santana concedeu inúmeras. Como treinador de vários times, em português, inglês... O trecho de uma delas estava na edição de 22 de setembro de 1986 do Globo Esporte , e foi especial: provavelmente, a primeira entrevista de Papai Joel como técnico de uma equipe profissional.
Joel Santana em entrevista ao assumir o Vasco, em 1986 — Foto: Reprodução
A situação: no dia anterior, o Vasco havia perdido para o Rio Branco, do Espírito Santo, pelo Brasileiro. A campanha era péssima. Era o único dos 44 participantes a não marcar gols. Estava na lanterna do Grupo C. E, depois do resultado, o técnico Cláudio Garcia pediu demissão.
Para quem sobrou a bronca de assumir a nau vascaína? Joel Santana , então técnico do juniores!
Foi a primeira experiência dele como técnico profissional. E Joel, em bom futebolês, tratou de manter a calma dos vascaínos.
GE 22091986 - Joel Santana assume time do Vasco interinamente em 1986
Há três anos, Joel Santana comentou no ge sobre aquela experiência. Lembrou, inclusive, do resultado no jogo seguinte. Vitória do Vasco sobre a Tuna Luso, por 3 a 0.
Joel Santana lembra passagem pelo Vasco em 86: "Eurico Miranda que me colocou lá"
22/09/1993 - Recado para os finalistas
São Paulo e Flamengo fazem a finalíssima da Copa do Brasil no próximo domingo, no Morumbi. Clima de decisão que o Baú do ge não poderia deixar passar sem um registro. E não é que houve um duelo entre as equipes no dia 22 de setembro que foi destaque do Globo Esporte ?
Aconteceu em 1993, pelo Campeonato Brasileiro. O jogo foi anunciado pelo apresentador Léo Batista como o "duelo Telê-Júnior" , referência aos técnicos das duas equipes.
E dá um recado para os elencos atuais dos times.
Duelo entre Flamengo e São Paulo pelo Campeonato Brasileiro, em 22/09/1993 — Foto: Reprodução
Para o São Paulo de Telê Santana, o tom é de alerta. O tricolor vivia um momento iluminado. Campeão do mundo, era líder do Grupo A e tinha um elenco estrelado.
GE 22/09/1993 - A preparação do São Paulo para jogo contra o Flamengo
Para o Flamengo, o tom é de confiança. O time era o atual campeão brasileiro, mas vivia um início de campeonato instável, com direito a demissão do treinador Evaristo de Macedo após a segunda rodada. Substituído por Júnior, que faria a segunda partida no comando do Rubro-negro - o primeiro diante da torcida rubro-negra.
GE 22/09/1993 - A preparação do Flamengo para enfrentar o São Paulo
O resultado: 2 a 0 para o Flamengo, com um dos gols marcado por Casagrande - você vê como foi a partida na reportagem do dia seguinte do Globo Esporte , abaixo.
GE 23/09/1993 - Reportagem do jogo Flamengo 2 x 0 São Paulo
Placar que no próximo domingo frustraria a festa tricolor - e, consequentemente, faria a alegria dos rubro-negros. Mas tem um pequeno detalhe: esse jogo de 1993 foi no Maracanã. Domingo, será no Morumbi.
22/09/2010 - Coisas que só acontecem na Série B
Para terminar, coisas que só acontecem na Série B. Uma reportagem publicada na edição de 22 de setembro de 2010 com fatos inusitados ocorrido na rodada da competição, na época. Tem jogador caindo sozinho, falhas, um jogador atacado pelo cachorro de um policial e um episódio do Inacreditável Futebol Clube .
GE22092010 - Globo Esporte mostra fatos inusitados na rodada da Série B