A grama cresce disforme no campo de terra batida. Faz tempo que ninguém joga bola ali. Os vestiários estão vazios, pois tudo foi retirado às pressas antes da reintegração de posse. A quadra está silenciosa. E a sala de troféus, às escuras.
No portão de entrada, o cadeado avisa que ninguém entra e ninguém sai. Um clube tradicional da várzea paulistana está fechado até segunda ordem e luta para sobreviver.
Santa Marina A.C: a reintegração de posse que ameaça a existência do clube centenário em SP
É o Santa Marina Atlético Clube, fundado em 1913 por operários de uma fábrica de vidro. Desde os anos de 1940 ele existe no mesmo lugar, no bairro da Água Branca, a menos de um quilômetro dos centros de treinamentos de Palmeiras e São Paulo. Agora, o terreno virou uma disputa judicial.
O clube está fechado por tempo indeterminado. São três meses assim, desde que a Justiça aceitou o pedido do Grupo Saint-Gobain e determinou a reintegração de posse . Do portão para dentro, tudo tem de ser preservado até que haja uma decisão definitiva.
– Está sendo muito ruim, muito difícil mesmo. O clube era um ponto de encontro que as famílias tinham, e agora não têm mais. O tempo vai passando, e a gente vai desanimando. Até problemas de saúde eu passei a ter – contou Francisco Ingegnere, presidente do Santa Marina AC.
Leia também + Como time da quarta divisão sobrevive em região cara de SP + Final de várzea reuniu 30 mil e carrasco do Palmeiras no Allianz
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2023/f/V/6SCWnXRK6h4neXnRBwUw/dscn5197.jpg)
Clube está fechado há três meses e sem previsão ou certeza de que um dia vai reabrir — Foto: Arthur Sandes
Clube está fechado há três meses e sem previsão ou certeza de que um dia vai reabrir — Foto: Arthur Sandes
Ingegnere representa a quarta geração de uma família que sempre trabalhou na Vidraria Santa Marina. Por décadas, a fábrica, o clube e a vila operária dividiram o mesmo espaço, algo comum no desenvolvimento industrial e esportivo da cidade no Século XX.
Foram décadas de competições em várias modalidades, incluindo atletismo, ciclismo, h de alguma forma as atividades seguirão. A bola vai continuar a rolar...