O MP-SP (Ministério Público do Estado de São Paulo) está preocupado com a realização de dois jogos do Campeonato Brasileiro envolvendo os principais clubes da cidade neste domingo, dia 3: Corinthians x Palmeiras , às 16h (de Brasília), na Neo Química Arena; e São Paulo x Coritiba , 20h30 (de Brasília), no Morumbi.
O cálculo é de, no mínimo, 70 mil torcedores corintianos (o clássico será com torcida única) e tricolores podendo usar, numa mesma hora, trem, metrô e ônibus, a partir de 17h30 – os alvinegros deixando o estádio, e os tricolores indo.
"É uma temeridade. Nós vamos ter 50 mil corintianos saindo da Arena. E cerca de 40 mil são-paulinos indo para o Morumbi. O perigo de confronto é muito claro", afirmou o procurador Paulo Castilho , à reportagem da ESPN .
Ele é integrante da Comissão Permanente de Combate à Violência no Futebol em São Paulo. O promotor de Justiça do Juizado do Torcedores, Roberto Bacal , preside essa comissão. Ele enviou à Federação Paulista de Futebol, CBF e Polícia Militar, um ofício apontando para esse "alto risco" com os dois jogos próximos no horário e pedindo que a data de um destes confrontos seja alterada.
A FPF respondeu alegando que não dá para mudar: "Neste sentido, a FPF, a Confederação Brasileira de Futebol, este D. Ministério Público, e o 2º Batalhão de Polícia de Choque realizaram tratativas no sentido de encontrar solução stão".
Procurada pela ESPN , a CBF não se manifestou até o momento, e o texto será atualizado em caso de qualquer posicionamento. Cabe lembrar que a Confederação mudou a data de Corinthians x Santos , pelo Brasileiro feminino, do domingo (3) para o sábado (2), justamente pela situação mencionada na reportagem.
O principal problema para a entidade é que o São Paulo joga nesta quinta-feira (31), contra a LDU , pela CONMEBOL Sul-Americana , às 19h (de Brasília), com transmissão pela ESPN no Star+ . Portanto, não poderia jogar no sábado, por exemplo.
Segundo a Polícia Militar, o grande perigo não mora nos estádios. O temor é de encontros de torcedores rivais em estações de trem e metrô, além de possíveis encontros em bairros mais afastados das arenas.
Não se descarta até a presença de palmeirenses que poderão ver o dérbi perto do Allianz Parque e da estação Barra Funda de trem e metrô.
Em documento enviado ao MP, a PM lembrou que neste mesmo domingo outros eventos também exigirão efetivo considerável de segurança. Às 12h, no Allianz Parque, está prevista a final da Super Copa Pioneer , principal torneio de várzea da cidade; e, em Interlagos, acontecerá o The Town , que vai atrair milhares de fãs de música.
À ESPN , a PM afirmou, em nota, que "não tem competência para autorizar ou liberar a realização de jogos organizados pela CBF ou FPF. Cabe à Instituição garantir a segurança e a ordem pública durante a realização dos eventos, tanto nos estádios e regiões circunvizinhas quanto no deslocamento das torcidas aos seus destinos".
"Acrescentamos que, em relação aos eventos esportivos organizados pela CBF e FPF para o próximo dia três de setembro (03/09), a Polícia Militar contatou o MPSP informando sobre a concomitância das quatro partidas envolvendo as equipes confederadas e seus desdobramentos na gestão de segurança pública. Em que pese o parecer técnico emitido, coube aos organizadores a manutenção dos quatro eventos na mesma data", salientou.
Hoje, os clássicos em São Paulo são jogados apenas para a torcida do mandante. Paulo Castilho foi o autor da ideia em 2016. Ela foi adotada pelo então secretário de segurança pública, Alexandre de Moraes, hoje Ministro do STF. Para ele, porém, o cenário de domingo é até mais perigoso do que se as torcidas estivessem no mesmo estádio.
"Com duas torcidas no mesmo estádio, dá para a PM determinar as rotas das organizadas, acertar horários diferentes de chegadas e controlar no estádio. O custo operacional é alto. Agora, assim como vai ser, será impossível a PM garantir que não haverá confrontos", disse Castilho.
VEJA TAMBÉM
- PRÓXIMO DUELO! Cruzeiro x São Paulo: como assistir, horário, palpites e escalações no Brasileirão.
- São Paulo x Cruzeiro: Horário e possíveis escalações
- Cruzeiro x São Paulo: Onde assistir