publicidade

Com Corinthians x Palmeiras e São Paulo no mesmo dia, MP vai à CBF pedir mudança na tabela: "Temeridade"

O MP-SP (Ministério Público do Estado de São Paulo) está preocupado com a realização de dois jogos do Campeonato Brasileiro envolvendo os principais clubes da cidade neste domingo, dia 3: Corinthians x Palmeiras , às 16h (de Brasília), na Neo Química Arena; e São Paulo x Coritiba , 20h30 (de Brasília), no Morumbi.

O cálculo é de, no mínimo, 70 mil torcedores corintianos (o clássico será com torcida única) e tricolores podendo usar, numa mesma hora, trem, metrô e ônibus, a partir de 17h30 – os alvinegros deixando o estádio, e os tricolores indo.

"É uma temeridade. Nós vamos ter 50 mil corintianos saindo da Arena. E cerca de 40 mil são-paulinos indo para o Morumbi. O perigo de confronto é muito claro", afirmou o procurador Paulo Castilho , à reportagem da ESPN .

Ele é integrante da Comissão Permanente de Combate à Violência no Futebol em São Paulo. O promotor de Justiça do Juizado do Torcedores, Roberto Bacal , preside essa comissão. Ele enviou à Federação Paulista de Futebol, CBF e Polícia Militar, um ofício apontando para esse "alto risco" com os dois jogos próximos no horário e pedindo que a data de um destes confrontos seja alterada.

A FPF respondeu alegando que não dá para mudar: "Neste sentido, a FPF, a Confederação Brasileira de Futebol, este D. Ministério Público, e o 2º Batalhão de Polícia de Choque realizaram tratativas no sentido de encontrar solução stão".

Procurada pela ESPN , a CBF não se manifestou até o momento, e o texto será atualizado em caso de qualquer posicionamento. Cabe lembrar que a Confederação mudou a data de Corinthians x Santos , pelo Brasileiro feminino, do domingo (3) para o sábado (2), justamente pela situação mencionada na reportagem.

O principal problema para a entidade é que o São Paulo joga nesta quinta-feira (31), contra a LDU , pela CONMEBOL Sul-Americana , às 19h (de Brasília), com transmissão pela ESPN no Star+ . Portanto, não poderia jogar no sábado, por exemplo.

Segundo a Polícia Militar, o grande perigo não mora nos estádios. O temor é de encontros de torcedores rivais em estações de trem e metrô, além de possíveis encontros em bairros mais afastados das arenas.

Não se descarta até a presença de palmeirenses que poderão ver o dérbi perto do Allianz Parque e da estação Barra Funda de trem e metrô.

Em documento enviado ao MP, a PM lembrou que neste mesmo domingo outros eventos também exigirão efetivo considerável de segurança. Às 12h, no Allianz Parque, está prevista a final da Super Copa Pioneer , principal torneio de várzea da cidade; e, em Interlagos, acontecerá o The Town , que vai atrair milhares de fãs de música.

À ESPN , a PM afirmou, em nota, que "não tem competência para autorizar ou liberar a realização de jogos organizados pela CBF ou FPF. Cabe à Instituição garantir a segurança e a ordem pública durante a realização dos eventos, tanto nos estádios e regiões circunvizinhas quanto no deslocamento das torcidas aos seus destinos".

"Acrescentamos que, em relação aos eventos esportivos organizados pela CBF e FPF para o próximo dia três de setembro (03/09), a Polícia Militar contatou o MPSP informando sobre a concomitância das quatro partidas envolvendo as equipes confederadas e seus desdobramentos na gestão de segurança pública. Em que pese o parecer técnico emitido, coube aos organizadores a manutenção dos quatro eventos na mesma data", salientou.

Hoje, os clássicos em São Paulo são jogados apenas para a torcida do mandante. Paulo Castilho foi o autor da ideia em 2016. Ela foi adotada pelo então secretário de segurança pública, Alexandre de Moraes, hoje Ministro do STF. Para ele, porém, o cenário de domingo é até mais perigoso do que se as torcidas estivessem no mesmo estádio.

"Com duas torcidas no mesmo estádio, dá para a PM determinar as rotas das organizadas, acertar horários diferentes de chegadas e controlar no estádio. O custo operacional é alto. Agora, assim como vai ser, será impossível a PM garantir que não haverá confrontos", disse Castilho.


VEJA TAMBÉM
- PRÓXIMO DUELO! Cruzeiro x São Paulo: como assistir, horário, palpites e escalações no Brasileirão.
- São Paulo x Cruzeiro: Horário e possíveis escalações
- Cruzeiro x São Paulo: Onde assistir


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 8 0

Comentários (4)
31/08/2023 16:23:44 Jessé Luiz Ferreira

tem medo do que ficam provocando tem que aguentar pancadarias você só provoca quando vc sabe que vai bater se não aguenta fica bem quetinho fica chamando de tricas Bambi dae tem medo

31/08/2023 16:20:06 Marcelo Mendonça

Só queria saber onde cabe 70 mil na caixa de fósforo, e fala que no MORUNTRI vai ter 40 mil manda esse estagiário embora.

31/08/2023 16:09:35 phellipe

O mais engraçado é eles falando 50 mil florinthianos, sendo que o estádio só cabe 40 mil... E 40 mil são paulinos... Ou ele trocou sem querer ou ele quis trocar propositalmente pra tentar nos rebaixar kkk

31/08/2023 15:44:47 Edynaldo Leite

era só ter colocado Gayvotas x porcos, no sábado a noite, simples nem precisava ter cérebro pra fazer isso

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.