publicidade

Conselho do São Paulo vai votar mudança para eleição de presidente

Paulo vai votar na próxima terça-feira uma possível mudança para a eleição de presidente do clube. A proposta assinada por 50 conselheiros foi encaminhada na semana passada para comissão legislativa, que agendou o pleito para o dia 5 de setembro.

A proposta enviada alteraria o processo eleitoral são-paulino, mas sem especificar se a mudança serviria para a atual eleição ou para a próxima em 2026.

Segundo o atual estatuto, somente os conselheiros (260) votam diretamente no pleito. A mudança iria abranger o voto dos cerca de seis mil sócios do Tricolor.

Os sócios participariam da primeira etapa com votos na Assembleia Geral após a qualificação das chapas por parte do Conselho deliberativo, e da segunda, a eleição propriamente dita para definir o presidente da diretoria, cargo atualmente ocupado por Julio Casares.

A eleição para presidente no clube ainda é indireta, feita pelos conselheiros. Antes dessa escolha, porém, os sócios elegem 100 novos conselheiros, que formarão o colegiado com os outros 160 vitalícios.

Caso os conselheiros aprovem a proposta de mudança na eleição para a presidência, a mudança estatutária vai para a assembleia geral, que reúne os associados. A alteração somente se tornaria definitiva se passar pelo crivo dos sócios.

Dentro do conselho deliberativo são-paulino acredita-se que seria inviável a mudança interferir na eleição deste ano, em virtude da falta de tempo hábil para todo processo.

Os prazos delimitados no próprio estatuto praticamente descartam a viabilidade para todo o processo ocorrer antes da eleição do fim do ano, que tem Julio Casares como favorito para a reeleição.

Assim, a mudança se aprovada ficaria para a eleição de 2026, data do fim da próxima gestão da presidência são-paulina.

A oposição do São Paulo ainda não anunciou um concorrente para Julio Casares na eleição prevista para o fim do ano. Marco Aurelio Cunha e Sylvio de Barros são os mais cotados para a disputa no fim do ano.

O atual presidente poderá ser candidato à reeleição diante de uma mudança estatutária ocorrida no ano passado. Antes, o documento vetava a reeleição no São Paulo.

Porém, conselho e associados aprovaram a reeleição já para o atual pleito, que abre caminho para Casares permanecer mais três anos no cargo. O dirigente, contudo, ainda não confirmou se tentará um novo mandado, embora situação e oposição tratem-no como candidato.

VEJA TAMBÉM
- RETOMA A POSIÇÃO? Volante deve recuperar sua vaga no São Paulo após se recuperar de lesão
- 1,2 BILHÃO: São Paulo alinha acordo com grego e uma porcentagem vai ser para contratações
- A CAMINHO DA EUROPA? Gigantes da Rússia sondam contratação de André Silva que dá resposta


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 11 1

Comentários (3)
30/08/2023 18:51:55 wilson carlos

no caso do estágio atual o mais correto mesmo seria reeleição do Casares, ele tem feito um bom mandato. aliás tirando o MAC, não tem mais ninguém q presta pra comandar o clube atualmente.

30/08/2023 17:09:03 Carlao Caverinha157

uma outra coisa diminuiria esse tanto de conselheiros do clube pra q serve ? pra ganhar dinheiro do clube e aparece só em tempo de eleição forte abraço chauuuu 260 e muita gente mamando no clube né precisa disso n po

30/08/2023 17:07:25 Carlao Caverinha157

eu vejo assim tinha q ter 4 chapas ok 1 chapa ganha o presidente fica no máximo 5 anos na frente do clube sendo o primeiro mandato 3 anos uma reeleição 2 anos sendo assim na próxima eleição para presidente a chapa desse presidente não poderia concorrer pois deixaria as outras 3 chapas procura outro presidente isso seria democracia não pode 1 presidente fica 10 anos no poder msm ele ganhando títulos fazendo uma boa gestão os outro tmb pode ter a msm competencia

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.