Flamengo e São Paulo são os finalistas da edição 2023 da Copa do Brasil. Os rubro-negros buscam o feito raro de um bicampeonato consecutivo na competição, enquanto os tricolores querem a única taça que falta em sua extensa galeria de troféus. Será uma final de grandes encontros, mas a história principal será a de um reencontro: entre Flamengo e Dorival Júnior e o que poderia ter acontecido caso o técnico não tivesse sido demitido do clube carioca antes do início da atual temporada.
Dorival Júnior foi o comandante do Flamengo no título da Copa do Brasil do ano passado, 2022, além de também ter levantado a Libertadores. O treinador tinha o carinho do elenco desde sua chegada, para ocupar a vaga deixada pelo português Paulo Sousa, até a sua surpreendente saída. Desde aquele momento até a definição deste título de Copa do Brasil, os rubro-negros não encontraram tranquilidade com seus treinadores de 2023 – seja Vitor Pereira ou com Jorge Sampaoli.
Sem Dorival, Fla acumulou decepções
Uma das grandes surpresas nos últimos meses de 2022 foi o anúncio de que Dorival Júnior não seguiria no Flamengo. A escolha foi do próprio clube, e surpreendeu não apenas o treinador como todo o elenco. A diretoria rubro-negra acreditou que Vitor Pereira, então no Corinthians, poderia fazer um trabalho melhor. Errou e errou feio: em 2023 o Fla comandado pelo português acumulou fracassos no Mundial de Clubes, Campeonato Carioca, Supercopa do Brasil e Recopa Sul-Americana.
Após a demissão de Vitor, Jorge Sampaoli foi o escolhido para tocar o barco e sua passagem ainda não encontrou águas calmas. O histórico de polêmicas do técnico argentino ganhou novos capítulos com o soco na cara dado pelo seu preparador físico, posteriormente demitido, no atacante Pedro. Dias antes de confirmar a vaga na final da Copa do Brasil, o meio-campista Gerson também agrediu o lateral-direito Guillermo Varela durante o treinamento. Mas a maior decepção, o pior resultado sob o comando de Sampaoli, foi a eliminação nas oitavas de final da Libertadores frente ao Olímpia, do Paraguai.
Enquanto o Flamengo sofria, Dorival voltou a mostrar por que é um dos melhores treinadores em atividade no Brasil. Anunciado no São Paulo como substituto de Rogério Ceni, reestruturou a equipe tricolor e engatou uma sequência de bons resultados. Sob o seu comando, o clube do Morumbi ficou mais seguro e passou a brigar efetivamente pelos títulos de Copa Sul-Americana (está nas quartas de final) e, claro, da Copa do Brasil.
VEJA TAMBÉM
- TÉCNICO DE SELEÇÃO NO TRICOLOR! São Paulo avalia a contratação de treinador de seleção!
- NOVO DESAFIO PELA FRENTE! Jogador do São Paulo recebe grande oportunidade neste mês!
- DESFALQUE! Volante do São Paulo é convocado para a Seleção; Confira