Muitos torcedores do São Paulo torceram o nariz quando o clube anunciou a contratação de Caio Paulista. Atacante de origem, o jogador chegou ao Morumbi para exercer a função de lateral-esquerdo e ser reserva imediato de Wellington, até então, dono da posição. Contra o Tolima, nesta quinta-feira (08), no Morumbi, pela Sul-Americana, toda a desconfiança dos adeptos são-paulino sumiram de vez.
O jogador marcou dois gols e teve atuação de destaque contra a equipe colombiana, em mais uma noite de festa no Morumbi. Mas seu desempenho já vinha chamando a atenção em partidas anteriores. Contra o Grêmio, pelo Brasileirão, foi dele a assistência para Calleri marcar o gol do São Paulo na partida. Além disso, ele chama a atenção por ser muito participativo no ataque, mesmo atuando na lateral.
O sucesso de Caio, no entanto, também é resultado de uma "mudança de comportamento" do atleta, segundo garantiu Dorival Júnior em entrevista coletiva após a goleada sobre o Tolima.
"O Caio é um jogador que vem se destacando muito no time, mas principalmente pela mudança de comportamento dele, quando passou a dar uma atenção ainda maior ao seu posicionamento defensivo, a recomposição… Ele passou a ter muito mais atenção em tudo e em todos esses pequenos detalhes. Cresceu demais e ainda tem potencial para desenvolver", disse o treinador, após a partida contra o Tolima.
O jogador chegou ao Morumbi por um pedido de Rogério Ceni. O veterano Reinaldo deixou o clube após nove anos defendendo o São Paulo. O ex-goleiro contava apenas com os jovens Wellington e Patryck. Contudo, o último ainda era visto como inexperiente e imaturo para ganhar uma sequência.
Caio Paulista não era a primeira opção da diretoria, mas chegou como uma solução rápida do São Paulo, que precisava de um lateral-esquerdo para a disputa do Paulistão. E suas atuações no início também não agradaram.
Entretanto, o titular da posição na ocasião, que seria o Wellington, passou por uma cirurgia no tornozelo esquerdo e precisou ficar alguns meses fora de combate. E foi neste momento que Caio Paulista ganhou a sequência que precisava para se firmar no Tricolor Paulista.
Além disso, outra mudança que foi fundamental para o desenvolvimento do jogador, foi a chegada de Dorival Júnior. O treinador se tornou importante para a evolução do lateral no time. Algo que o próprio Caio Paulista reconhece.
"Fico muito feliz, tenho trabalhado bastante na lateral e venho me adaptando a cada dia. O professor me dá bastante liberdade para chegar ao ataque, definir e me cobra bastante também para recompor e ajudar defensivamente. Cada treinador tem sua ideia de jogo, o seu planejamento. Evoluí um pouco com cada um e tenho evoluído bastante com o Dorival, que tem me ajudado, me dado alguns toques de jogo. Ele está sendo um cara muito importante", disse Caio Paulista, após o embate contra o Tolima.
Ao todo até aqui, Caio Paulista soma 23 jogos disputados com a camisa do São Paulo. O lateral tem três gols marcados e ainda contribuiu com duas assistências. E pelo desempenho até aqui, dificilmente perde essa posição de titular, até mesmo com o retorno de Wellington.
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.
VEJA TAMBÉM
- ADEUS DE GALOPPO! São Paulo negocia troca de jogadores com o River Plate
- APALAVRADO! Com acerto nas bases salariais, São Paulo acelera para ter Wendell na pré-temporada!
- ADAPTAÇÃO SERÁ CRUCIAL! São Paulo tem acordo encaminhado com lateral e quer leva-lo aos EUA