Saíram as quartas de final da Copa do Brasil, que serão disputadas somente em julho. Um grande clássico regional, com Palmeiras x São Paulo. Umduelo que se repete, Flamengo x Athletico. Um jogo com um claro favorito, Grêmio x Bahia. E temos o Corinthians x América de Minas.
Tem muita gente considerando o Corinthians um sortudo do sorteio. Afinal, melhor pegar o América do que Flamengo, Palmeiras ou até o Grêmio. Será mesmo?
E o América, que acabou de vencer o Corinthians por 2 a 0 no Brasileirão, também não é sortudo? Considero que sim. Ainda que falte um mês para o duelo, o América, que é um time certinho (apesar de resultados ruins no Brasileirão), acabou de vencer o adversário, oras. Para o América também é muito melhor pegar o Corinthians do que o Palmeiras, o Flamengo, etc.
Além do mais, o Corinthians já entra pressionado pelo favoritismo no duelo. Nos últimos anos, vimos o Corinthians fazer bons duelos contra equipes grandes: Flamengo, Fluminense, mais recentemente o Atlético-MG. Mas sempre tem sofrido contra menores: suou para passar de Remo, Retrô, Atlético-GO, chegou a ser eliminado pelo próprio Atlético de Goiás e pelo próprio América mineiro, em 2020. Curiosamente, Mancini era o técnico corintiano na época - hoje, está no time de BH.
Quem teve mais sorte, então?
Nos outros duelos, só vejo favoritismo para o Grêmio, que tem uma história e tanto na Copa do Brasil. É copeiro, não é frase feita. É mais time que o Bahia.
É uma revanche para o Palmeiras, eliminado pelo São Paulo no ano passado. Era outro São Paulo, o de Rogério. Mas era o mesmo Palmeiras. Teremos um duelo entre eles agora no fim de semana, que sem dúvida vai ser um bom aperitivo para os jogos do mata-mata. O Choque-Rei nas quartas, podem ter certeza, não era desejado nem por Abel nem por Dorival. O favoritismo do Palmeiras, no meu ponto de vista, nem pequeno é. Ele não existe, é 50-50.
E Flamengo x Athletico é um duelo que tem se repetido. O Furacão virou protagonista nacional e internacional, tem sido um constante adversário do Flamengo. Foi assim na final da Libertadores e na Copa do Brasil, ano passado, com vitórias flamenguistas. Foi assim na edição do ano retrasado, com um passeio do Athletico no Maracanã. É simplesmente o quinto ano seguido com este duelo pela Copa do Brasil, ficou 2 a 2 nos últimos quatro.
Não consigo ver favoritismo de ninguém. O Flamengo tem crescido, mas nunca se sabe como chegará em julho. Já o Athletico tem focado claramente nas Copas e não tem medo algum do Flamengo.
VEJA TAMBÉM
- São Paulo e Juventude: onde assistir
- QUAL SUA OPINIÃO? Torcida do São Paulo debate a possibilidade da chegada de ex-Real Madrid
- VIRADA HISTÓRICA! Trio essencial brilha no título do São Paulo na Copa do Brasil sub-20