publicidade

Pato: jogar no São Paulo é preciso mais que talento. É preciso ter alma!

Alexandre Pato foi anunciado para a sua terceira passagem pelo São Paulo Imagem: Reprodução/Instagram

O São Paulo definiu a contratação de Alexandre Pato nesta semana e, quando a gente participa de um programa esportivo, as opiniões precisam ser bem claras para não dar dúvidas ou duplo sentido.

É necessário que a gente, do ramo da opinião, consiga se expressar bem em relação ao tema. Bom, dei minha opinião sobre a contratação do Pato e possivelmente não usei bem o curto tempo para opinar e devo ter me estressado mal. Vou esclarecer.

Eu acho Alexandre Pato um jogador ótimo tecnicamente, talentoso, mas que nunca conseguiu ser aquilo que todos esperavam dele.

Me lembro da sua estreia no Internacional de Porto Alegre, ainda garoto, contra o Palmeiras, no antigo Parque Antártica, fazendo um golaço e criando jogadas excepcionais pela pouca idade que tinha.

O Internacional recebeu uma ótima proposta do grande Milan por ele e aceitou. E lá foi ele ainda garoto precisando fazer 18 anos para poder jogar. Talvez o seu melhor momento tenha sido no time italiano há muito tempo.

Comentei a sua estreia na seleção brasileira contra a Suécia no Emirates Stadium (Londres), em 26 de março de 2008, entrando no segundo tempo, fazendo o gol da vitória por 1 x 0, de forma espetacular, criando uma grande expectativa de futuro. Mas na realidade, é que no Milan e na seleção brasileira ele nunca conseguiu se firmar.

Chegou ao Corinthians e fez, num primeiro momento, o time dar um salto de qualidade, mas aos poucos foi irritando a torcida até chegar a gota d"água naquele pênalti batido com displicência, tentando uma cavadinha, contra o Grêmio, nas mãos do Dida, num campo encharcado e pesado, com o time sendo eliminado da Copa do Brasil. Eu estava lá e ele nem voltou com a delegação e não vestiu mais a camisa corintiana.

São Paulo e Corinthians então decidem fazer uma troca. Jadson, que não estava no Tricolor, indo para o Timão, e o Alexandre Pato, que a torcida não queria nem vê-lo pintado de ouro para o São Paulo.

O Jadson fez história no Corinthians, ganhando diversos títulos, e o Pato, apesar de ter ido bem na sua primeira passagem, não venceu nada. Depois teve péssimas passagens pelo Chelsea e Villarreal e foi para a China. Voltou para o time do Morumbi, sendo que a sua segunda vez foi muito ruim, não conseguindo ser titular, e sempre que aquecia e entrava, a torcida o vaiava, a ponto de rescindirem o seu contrato. Saindo do Tricolor, foi para o Orlando City nos Estados Unidos em 2021, assinando por uma temporada e rompeu os ligamentos cruzados.

Faço fisioterapia na clínica do Dr. Joaquim Grava e encontrei com ele, porque estava fazendo uma pré-cirurgia, ou seja, fortalecendo a musculatura para ter menos atrofia. Depois encontrava com ele já fazendo a fisio e conversamos muitas vezes. Achei o Pato um cara bacana, tranquilo, e foi legal vê-lo recuperado. Sei bem o sacrifício que é voltar depois dessa cirurgia porque também rompi os ligamentos dos dois joelhos.

Bom, agora darei a minha opinião em relação à contratação.

Primeiro deixo claro que o Pato é ótimo tecnicamente, um jogador inteligente, mas nunca demonstrou ter garra, espírito de luta, gana, e isso era um dos motivos de crítica das torcidas alvinegras e também da tricolor.

Outra coisa, fez pouquíssimas partidas na seleção brasileira porque não conseguiu se firmar nos clubes e nem mostrou força de vontade para brigar por uma vaga nesses tempos todos.

Pato poderia ter disputado as Copas de 2014, 2018 e 2022, mas não esteve em nenhuma. Também é um jogador que fez poucos gols nos últimos anos, tirando o Campeonato Chinês, mas falando de Chelsea, Villarreal e Orlando City.

O Dorival Júnior pegou o time devastado moralmente e taticamente, e com um ambiente péssimo. Está fazendo um trabalho espetacular, conseguindo fazer o São Paulo estar vivo nas três competições. Claro que não disputará o título do Campeonato Brasileiro, mas lutará por vaga na Libertadores, e nos torneios sul-americanos e Copa do Brasil, por serem jogos eliminatórios, tem chances de chegar por ter um time super organizado.

O Rogério Ceni não quis o Pato, mas o Dorival sim, e com ele o jogador pode produzir algo que ajude o time.

O São Paulo tinha, ou tem, uma dívida enorme com o Pato, e os acordos foram feitos através do abatimento da dívida em troca dele voltar a jogar no Tricolor pela terceira vez. Sinceramente, não sei se foi uma boa ou não porque precisa ver se se recuperou bem dessa cirurgia difícil, se a entrega será a esperada e como se comportará, se Dorival Jr. decidir que ele será reserva do ataque.

Pode dar certo? Pode! Mas o que é dar certo com Alexandre Pato? É o mesmo que já foi nas outras duas vezes, onde fez poucos gols e teve pouca entrega, principalmente na segunda vez?

O que a torcida tricolor espera dele? Sem dúvida alguma, muito mais do que ele já fez anteriormente. O torcedor não quer só gols, mas exige também, com toda razão, garra, entrega, espírito de luta e força de vontade.

Será que agora, mais experiente, voltando de uma contusão grave, ele adquiriu essas virtudes necessárias para fazer a diferença? São várias incógnitas, é uma aposta, não sei se é um investimento barato ou apenas uma troca de favores.

É um contrato de produtividade, mas quais são os itens desse contrato? É por número de jogos, de gols, por vitórias, vencendo algo, como é esse acordo?

Como ninguém esclarece nada, surgem diversas teorias e desconfianças nessa contratação. Tudo que escrevi é baseado em dados e acontecimentos, e se fosse um filme, seria "baseado em fatos reais".

Espero que ele consiga ajudar o São Paulo na temporada e que tenha aprendido que para jogar futebol, precisa mais do que talento, é preciso ter alma!


VEJA TAMBÉM
- Clube pede que árbitro Raphael Claus seja afastado até o fim de CPI e não apite clássico
- Senador defende paralisação do Campeonato Brasileiro após suspeitas de manipulação
- Veja como deve ser a escalação do Tricolor contra o Barcelona-EQU


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 10 4

Comentários (4)
27/05/2023 19:13:25 Marcelo Carriel

Vamos apoiar o cara respeitou o tricolor, abriu mão de muito dinheiro pra sair, e vai por produtividade.

bronze
27/05/2023 19:01:42 jpsouzajp

Kkkkkkkkkkkkkkkkkk

27/05/2023 16:14:51 Antonio Carlos Capella

A discrição do amigo quanto a carreira do Pato e perfeita, tenho 75 anos dos quais 70 dedicados ao tricolor, também vi a carreira do Pato com muitos altos e baixos, no são Paulo só jogou para valer na primeira passagem. Porém eu acredito que ele fará uma boa passagem desta vez. Principalmente por estar com o Dorival.

27/05/2023 15:06:54 Mario Lucio da Silva

cala a boca de todos Pato.... voa arrebenta

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.