Após não conseguir se firmar no São Paulo, Nikão segue sem reencontrar seu melhor futebol e vive má fase no Cruzeiro. O meia atacante foi contratado pela equipe mineira em dezembro de 2022, por empréstimo, mas só disputou oito partidas como titular nesta temporada.
Nikão chegou ao Cruzeiro com a expectativa de ser um líder técnico do time recém-promovido à Série A do Brasileirão. Sob o comando de Paulo Pezzolano, o jogador foi titular no Campeonato Mineiro e marcou dois gols nas duas primeiras partidas.
Entretanto, a Raposa foi eliminada precocemente no estadual e a diretoria trocou de treinador, contratando o português Pepa. O novo técnico escalou Nikão no onze inicial em três partidas, mas o desempenho não foi satisfatório e o atacante perdeu espaço.
Nos últimos quatro jogos do Cruzeiro, Nikão não passou mais de 10 minutos em campo. Pepa tem preferido utilizar Wesley, ex-Palmeiras, pela ponta direita, prezando por um jogador mais veloz e que auxilia mais a equipe na recomposição defensiva.
Após brilhar pelo Athletico-PR conquistando duas Sul-Americanas e uma Copa do Brasil, Nikão deixou o Furacão em fim de contrato. O jogador esteve muito perto de acertar sua transferência para o Internacional, mas o São Paulo acabou contratando o atleta em 2022.
Lesões prejudicaram Nikão a ganhar sequência no São Paulo de Rogério Ceni, que o escalou como titular em apenas 15 partidas na temporada passada. O meia-atacante marcou quatro gols e deu quatro assistências com a camisa do tricolor paulista.
"O Internacional estava para contratar, fizemos uma proposta melhor, teve outra contusão séria que mexeu com a cabeça do atleta. Nikão também viveu muito tempo em Curitiba. É um grande atleta, não tenho dúvidas que no Cruzeiro vai se encontrar", declarou o presidente do São Paulo, Julio Casares, à TV Gazeta. O dirigente também confirmou que a família do atleta não se adaptou à capital paulista e pediu para ser negociado por empréstimo.
Nascido em Minas Gerais e criado na cidade de Montes Claros, Nikão acertou a ida ao seu "time do coração". O Cruzeiro tem vínculo com o jogador até o final de 2023 e tem a opção de contratá-lo em definitivo por um valor acordado com o São Paulo.
VEJA TAMBÉM
- ADEUS DO MEIA? Santiago Longo fora dos gramados: explicações da comissão técnica do São Paulo
- REFORÇO DE PESO! São Paulo busca assinatura de craque argentino para 2025
- NÃO VOLTA! Galoppo passa por procedimento e só volta em 2025