publicidade

Sem clube, Alexandre Pato inicia curso para ser gestor de futebol

Alexandre Pato está sem clube desde que deixou o Orlando City — Foto: Mark Thor/ Reprodução / Instagram

O atacante Alexandre Pato, atualmente com 33 anos e sem contrato com nenhum clube, iniciou na semana passada o curso de Gestão de Futebol, da CBF Academy.



A decisão não significa que Pato pense em pendurar as chuteiras. O jogador planeja atuar por mais dois ou três anos, mas já quer iniciar a preparação para a transição de carreira.


LEIA TAMBÉM: ARTILHEIRO É OFERECIDO AO SPFC QUASE DE GRAÇA


O curso, realizado de forma 100% virtual, capacita profissionais para trabalharem em clubes, federações e outras entidades ligadas ao esporte (saiba mais abaixo).

Pato se recupera de uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito, sofrida em setembro do ano passado, quando estava no Orlando City, dos Estados Unidos. No mês passado, ele rescindiu contrato com o clube norte-americano e utilizou o centro de treinamento do São Paulo para fazer parte do tratamento dele.

Próximo de voltar aos gramados, o atacante agitou as redes sociais no último domingo ao publicar uma mensagem em que dizia "está chegando a hora", seguida de um emoji de leão.



A partir disso, torcedores do Fortaleza passaram a especular a contratação do jogador, mas o presidente do clube, Marcelo Paz, negou qualquer negociação. Nessa segunda, Pato apareceu ao lado do volante Júnior Urso, do Coritiba, que fez jogo-treino no CT do São Paulo.

Gestão de Futebol
O curso no qual Alexandre Pato se matriculou tem duração até o fim do ano, é dividido em oito módulos e possui aulas às quintas, sextas e sábados, com duração aproximada de três horas.

As aulas virtuais são realizadas ao vivo, de modo que os alunos podem interagir entre si e fazer perguntas aos professores. Para se formar, é preciso ter pelo menos 75% de presença e ser aprovado num projeto prático, apresentado ao final do curso.

– Atendemos pessoas que já estão em clubes, mas buscam conhecimento acadêmico, pessoas fazendo transição de carreira, que trabalham em outras áreas e querem ingressar no futebol, e os atletas e ex-atletas, que buscam capacitação para uma carreira administrativa depois da aposentadoria – explica Ricardo Alves, coordenador do curso de Gestão de Futebol.

Pato decidiu buscar o curso por indicação de Diogo Kotscho, especialista em marketing e comunicação esportiva que ele conheceu no Orlando City.

– Ele está pensando no futuro e reforçou isso para mim, disse que ainda quer jogar depois de se recuperar dessa lesão. Mas, enquanto isso, já quer entender o funcionamento do mercado. O Pato tem interesse na área de gestão, não sabe se vai trabalhar como gestor ou se criaria um clube formador de atletas, mas busca entender o processo de administração dos clubes de futebol – comenta Ricardo Alves.



A primeira aula de Pato no curso foi na quinta-feira. Por conta de compromissos pessoais, ele se ausentou na sexta e no sábado.

Além dele, o volante Fernandinho, do Athletico-PR também faz o curso, mas em estágio mais avançado, já que se matriculou em 2022.

clube, Alexandre Pato, inicia, curso, gestor

VEJA TAMBÉM
- Corinthians e São Paulo: informações e prováveis escalações para o clássico brasileiro
- Veja a provável escalação do São Paulo para o Majestoso
- Thiago Mendes vai conversar com Zubeldía, neste sábado


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 12 2

Comentários (1)
27/03/2023 22:33:28 Marcelo Machado

notícia desnecessária neste chat

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.