publicidade

Muricy defende Ceni e diz: 'já fui campeão em elencos cheios de problemas'

Coordenador de futebol do São Paulo, Muricy Ramalho tenta ajudar o técnico Rogério Ceni neste momento de crise causado pela eliminação para o Água Santa no Campeonato Paulista e a discussão com o atacante Marcos Paulo, que levou boa parte do elenco a se virar contra o ídolo do clube.



Muricy defende Ceni e lembra que foi campeão enquanto treinador com elencos de problemas semelhantes de relacionamento.


LEIA TAMBÉM: Zagueiro do Flamengo é oferecido ao São Paulo


O Rogério trabalha muito, o momento não é bom e quando a bola não entra as coisas se acentuam. O dia a dia do futebol tem muita divergência, muita discussão, muito nervosismo quando as pessoas querem ganhar e as coisas não funcionam. Eu já fui campeão em elencos cheios de problemas, mas no campo as coisas funcionavam. O São Paulo vive um momento ruim, mas não é uma crise como pintam. O ambiente é normal de um clube de futebol, com altos e baixos, alguns que são amigos e outros não. Mas todos querem vencer e a gente trabalha para deixar tudo mais harmonioso possível".Muricy, em entrevista exclusiva ao UOL.

Muricy também falou sobre sua atuação "silenciosa" no dia a dia do São Paulo, os problemas financeiros do clube e como faz para que sua experiência como treinador não atrapalhe Rogério Ceni. "Eu trabalho muito, só que eu não apareço, né? Aí pode parecer que não sou importante".

Veja a entrevista com Muricy Ramalho na íntegra:
Muricy, como é a sua rotina no São Paulo?

Meu trabalho hoje é mais difícil do que era quando treinador. Eu chego às 8h e saio às 18h ou 19h. Não vou aos jogos fora de São Paulo, mas ao mesmo tempo não tenho férias. Nas férias dos jogadores é justamente quando mais trabalho. Eu não apareço muito, mas trabalho demais. Só na contratação do Crespo foram 10 lives comigo. Eu ajudo nisso de contratar técnico e jogador, sempre vemos vídeos de possíveis reforços, lido com ambiente, vestiário, departamento médico, psicologia, integração com a base, vou até a Cotia com frequência... Falo com jogadores que estão aborrecidos, todo dia tenho conversas individuais com atletas ou com comissão e diretoria.

Qual a sua maior dificuldade atualmente?

A situação financeira do São Paulo é muito difícil. A gente não pode competir por grandes reforços ou pagar grandes salários, então temos que ter o máximo de união possível. Trabalhar muito, ter criatividade, revelar da base. Temos que criar alternativas para conquistar mesmo nesse momento difícil.

Você era muito acostumado a conquistar...

Eu falo sobre conquistar todo dia com eles. Eu conquistei como jogador e como técnico. Como técnico eu poderia ver meu elenco pior, não ter tanta grana, mas eu sempre falava em vencer. Não estamos ganhando agora, mas temos que buscar ganhar, dar tudo de nós, que as coisas vão acontecer. Ninguém esperava um tricampeonato brasileiro. Quando ganharmos um título, ganharemos outros. O mais importante é dar nosso melhor todo dia, querer ganhar, confiar em si mesmo.

O Rogério Ceni tem lidado com alguns problemas de relacionamento. Como está o ambiente e como é a sua relação com ele?

Eu conheço o Rogério há muito tempo. Convivemos por anos enquanto ele era jogador e eu técnico, depois foi cada um para um lado e nos reencontramos. Sei como ele é, conheço a personalidade. Sei que é muito trabalhador e competente. Ele quer muito vencer, se cobra ao máximo. Falei com ele por 40 minutos depois da derrota na final da Sul-Americana. Só eu e ele. Falei que dói, mas que passa, que serve de aprendizado. Ele sabe que pode contar comigo, mas aqui eu sou um coordenador, não sou um ex-técnico. Não quero atrapalhar, dar pitaco. Uma opinião minha pode gerar problemas. Então tenho muito cuidado na hora de falar e agir para eu ser um auxílio, não um problema.

Como você lidou com a situação do Marcos Paulo?

O treinador está sempre de cabeça quente. Eu sei muito bem disso, troquei de função justamente para proteger a minha saúde. O técnico sofre muita pressão, tem muitas decisões difíceis para tomar, tem que lidar com muitas pessoas. É normal o nervosismo. Só que durante a carreira a gente aprende a hora de cobrar, a hora de acalmar, a hora de ser mais explosivo. Trabalhei com o Telê Santana e ele era muito explosivo, eu era mais nervoso e o Tata me ajudava. O Rogério trabalha muito, o momento não é bom e quando a bola não entra as coisas se acentuam. O dia a dia do futebol tem muita divergência, muita discussão, muito nervosismo quando as pessoas querem ganhar e as coisas não funcionam. Eu já fui campeão em elencos cheios de problemas, mas no campo as coisas funcionavam. O São Paulo vive um momento ruim, mas não é uma crise como pintam. O ambiente é normal de um clube de futebol, com altos e baixos, alguns que são amigos e outros não. Mas todos querem vencer e a gente trabalha para deixar tudo mais harmonioso possível.

Os jogadores pediram a saída do Ceni?

Não sei, não é assunto meu. Mas sei que estou aqui para ajudar ele e a todos. Hoje mesmo fizemos uma longa reunião para definir planejamento de treinos, falar sobre reforços, avaliarmos o que fizemos e o que temos que fazer.

Várias pessoas no clube dizem que você não faz nada. Sua rotina mudou recentemente?

Queria eu não fazer nada... Se eu quisesse fazer nada, poderia me aposentar e ficar na praia em Riviera. Ter uma rotina mais tranquila como comentarista no SporTV entrando ao vivo da minha varanda. Recebi muitos convites, o Tite foi até a minha casa me chamar para trabalhar com eles na Copa do Mundo, tive outras propostas, mas fiquei no São Paulo porque o São Paulo é a minha vida, é a minha paixão. Por causa da saúde não sou mais técnico, mas ainda tenho essa paixão e sei que posso ajudar, sei que sou importante. Eu trabalho muito, só que eu não apareço, né? Aí pode parecer que não sou importante.



Por que não aparece?

É o meu jeito, eu não gosto de falar. Não falo quando está ruim e muito menos quando está bom. Quando eu era treinador, aparecia, era a minha hora de falar. De cobrar, de ser cobrado, de receber os frutos e também as críticas. Hoje é diferente. Estou nos bastidores, numa nova função, e não tenho que aparecer, apresentar jogador, dar entrevista toda hora. É o meu jeito, é como acho que tem que ser, e talvez isso dê uma impressão errada. Eu digo que trabalho mais do que trabalhava como técnico, minha família sabe disso. Um trabalho que às vezes não é visto, ir lá na psicologia, na base, no departamento médico, conversar no reservado... Eu não paro. Só descanso um pouco quando o time viaja e olhe lá, porque vou para o treino dos não relacionados, assisto, fico atento. É uma rotina cheia e um trabalho difícil.

Muricy, defende, Ceni

VEJA TAMBÉM
- Meia argentino é oferecido ao São Paulo e tem preferência declarada
- Calleri e Rafinha processam empresa dona do jogo FIFA
- Zubeldía reforça torcida por renovação de lateral do São Paulo


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 12 4

Comentários (12)
22/03/2023 21:00:42 Odair ferreira Ferreira

Vergonha!! Muricy!? Sou seu fã mas vc falar q apoia este Tecnico q a Um ano e meio e só selecionou fracasso é o Fim mesmo do nosso Clube! Vcs se fecharam aí no Morumbi q n se importa com opinião dos Torcedores! O importante é garantir o Salário no final do mês. se opinar contra mandam embora. Aí Adeus mamata! Aqui Ponto chegamos, temos q aceitar o RC a destruir o Sp sem ninguém pra nos defender. Ipocritas!!!

22/03/2023 20:23:29 Marcos Verissimo

comparação mais idiota entre muricy e Rogério ceni técnico muricy e um profissional e ama o São Paulo o Rogério ceni foi um bom goleiro se acha maior que o São Paulo e não entende nada de ser técnico

22/03/2023 19:23:25 wilson carlos

pobre Muricy, de segundo maior treinador do S.Paulo a babá ovo de um incompetente q não sabe porra nenhuma de treinador. q vergonha vei.

22/03/2023 18:00:49 Brulu

É tão fácil elogiar o trabalho do Rogério Ceni em semana sem jogos, né!?
Agora eu quero ver quando começarem Sul Americana, Copa do Brasil, Brasileirão, se algum repórter vai conseguir encontrar o Muricy.

22/03/2023 16:28:48 Marcondes Camargo

Murici parece quê esqueceu até como ser técnico, a torcida só quer quê escale cada um na dele, deixe o caleri lá na frente com um segundo atacante e já era , o Caleri fica correndo atrás de zagueiro, segundo atacante correndo atrás de volante quando chega a bola no ataque não têm ninguém e se tem está morto de correr e chuta tudo torto e fraco.

22/03/2023 16:12:20 Degi Degi

Pô Muricy você apoiar esse rascunho de técnico, você como técnico nota mil más como diretor nota zero, pega o seu boné e cai fora porque essa anta de técnico arrogante já vai prá dois anos e o time não tem padrão não tem uma jogada ensaida e parece time de várzea, ele não assume que ele é fraco, você Muricy e ceni mico caiam fora do meu tricolor

22/03/2023 16:04:40 Ricardo

aí tem um probleminha vc sabiá fazer os caras jogar e não inventava posições pra jogadores olha essa já uma grande diferença

22/03/2023 15:22:42 gintokispfc

Engraçado que com o Crespo foram 10 lives mas com o Ceni contrataram ele no mesmo dia.

prata
22/03/2023 14:19:08 2015_spfc

"Eu não apareço muito, mas trabalho demais. Só na contratação do Crespo foram 10 lives comigo. Eu ajudo nisso de contratar técnico e jogador, sempre vemos vídeos de possíveis reforços, lido com ambiente, vestiário, departamento médico, psicologia, integração com a base, vou até a Cotia com frequência... "

Já o que faz o Belmonte é um mistério.

22/03/2023 13:37:40 Sergio Gandini

São as moscas defendendo a bosta. Tem que lembrar este gagá do Muricy que o Mico Ceni perdeu o Paulista contra as pepas com o primeiro jogo ganho. Perdeu vergonhosamente a Sul-americana e agora mais um vexame contra o gigante Água Santa. Estes dois só atrapalham o time..

22/03/2023 13:15:12 Amanda Cristina Nascimento

vc Muricy como técnico tem meu respeito mais como direito e uma vergonha vc sabi disso apoia esse burro a torcida nao auguenta mais vc e esse treneiro

22/03/2023 13:07:49 Elton Jones silva morais

Quero ver esse lixo de elenco ser campeão então Farinha do mesmo saco !!!!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.