O que aconteceu
- A diretoria do São Paulo vai monitorar o ambiente do clube nos próximos dias. O UOL ouviu que o clima com o elenco e parte da comissão técnica está péssimo.
- A maior parte dos jogadores entendeu que Ceni exagerou com Marcos Paulo e essa foi a gota d'água após outros episódios recentes. Com mão no peito e dedo em riste, faltou pouco para agressão de fato.
- Líderes do elenco externaram o descontentamento à direção e acreditavam que o treinador seria demitido, mas a vida seguiu na quinta (16), após um papo entre Ceni, Marcos Paulo e a diretoria.
- Em reunião com o elenco, Rogério Ceni pediu união e mostrou os planos para o período de treinamentos. Não houve pedido de desculpas.
- Quem convive com Ceni afirma que o treinador não está arrependido e entende que precisava "colocar Marcos Paulo na linha".
LEIA TAMBÉM: "Louco pra voltar"; Jornalista revela campeão da Libertadores que 'topa' pegar vaga de Ceni
Rogério Ceni cobrou Marcos Paulo perante ao grupo por causa de uma postagem de uma letra de música que diz que "hipocrisia e simpatia é uma junção venenosa". O atacante, que também curtiu comentários contrários ao treinador, negou que tenha sido uma indireta. A diretoria do São Paulo não cogitou a dispensa do atleta emprestado pelo Atlético de Madrid (ESP).
Problemas antigos
- Rogério Ceni é visto no São Paulo como uma pessoa difícil de lidar. Crises recentes ocorreram também no Cruzeiro, Flamengo e na primeira passagem pelo Tricolor. A exceção foi o Fortaleza.
- Ceni incomoda os jogadores por fazer críticas públicas e raramente admitir erros. Os atletas entendem que ele sempre transfere responsabilidade: "Ele ganha e nós perdemos".
- No dia a dia, o treinador raramente brinca. E quando isso ocorre, as brincadeiras muitas vezes disfarçam críticas ou são cercadas de ironia e sarcasmo.
- O treinador dispensou atletas importantes para o elenco, como Miranda, Patrick, Reinaldo e Eder, e não tem boa relação com os jogadores que o questionam. O próprio Marcos Paulo é analisado como "bocudo".
- O UOL também ouviu que Ceni gera incômodo por supostamente tratar melhor os jogadores que indica como reforços. Os que chegam via diretoria são contestados.
Por que manter?
O São Paulo foi eliminado no Campeonato Paulista pelo Água Santa e a discussão com Marcos Paulo gerou uma grande crise. Por que Rogério Ceni continua?
- O técnico tem o apoio do presidente Julio Casares e do diretor Carlos Belmonte. O executivo Rui Costa e o coordenador Muricy Ramalho têm estado neutros no dia a dia.
- Pessoas do Tricolor ouvidas pelo UOL entendem que Casares tem dificuldade para separar o técnico do ídolo. O ano de eleição no clube também pesa pela permanência de Ceni.
- Casares sempre evitou qualquer manifestação pública contra Rogério Ceni, enquanto o treinador já deu diversos recados negativos ao trabalho da direção.
- O presidente tenta contornar essa grave situação, mas Ceni corre sério risco se o ambiente na Barra Funda continuar pesado como está.
VEJA TAMBÉM
- CBF define data e detalhes para sorteio da 3ª fase da Copa do Brasil; veja os potes
- Rogério Ceni pede ao São Paulo a contratação do meia Éverton Ribeiro
- Atacante do Shandong Taishan é oferecido ao São Paulo, e clube avalia negócio
CONFIRA:Flamengo tem interesse em volantes e mira jogadores do São Paulo e Corinthians
VEJA TAMBÉM:Em final de contrato, atacante Willian entra na mira do São Paulo, diz imprensa internacional
E MAIS:São Paulo admite atraso por pagamento de um dos principais reforços do ano, e busca entendimento