Ceni precisa tirar o Rogério da cabeça

Rogério Ceni em São Paulo x São Bernardo — Foto: Marcos Ribolli

Há duas entidades que habitam conflituosamente a mente de Rogério Ceni. Uma traz na memória os anos de glória daquele que é um dos maiores, se não for o maior jogador da história do São Paulo Futebol Clube. Goleiro fantástico, pilar do período em que o clube construiu a fama de Soberano. Outra vive o dia a dia do treinador com enorme potencial, curioso, fuçador, obstinado e trabalhador.



Nesse embate de personalidades há traços de uma versão boleira do clássico “O Retrato de Dorian Gray”, de Oscar Wilde. Rogério, o jogador, parece ainda ocupar a mente de Ceni, o treinador.

Rogério no auge era chamado de “Presidente” ou “Presença” pelos companheiros de time, tamanha a autoridade que exercia e lhe era outorgada pelos dirigentes do clube. Não sem percalços até sua consagração de M1to, como a história do fax enviado por um amigo com uma proposta fajuta do Arsenal ou a loja que vendia produtos com seu nome em um dos anéis internos do estádio do Morumbi.

O goleiro construiu uma carreira espetacular e soube como poucos interpretar a alma dos tricolores. Suas declarações e seu comportamento falavam direto ao coração dos torcedores, que por ele sempre irão nutrir justificada idolatria. Por Rogério, o excepcional goleiro, o M1to.



Ceni, o treinador, ainda não se despiu totalmente de Rogério, o jogador, no comando do São Paulo. Por saber da autoridade que emana dele para o clube e a arquibancada, Ceni muitas vezes dá broncas públicas na própria diretoria e expõe seus comandados. Quando se trata de alguém cuja história merece capa no Livro de Ouro de um dos maiores clubes do Brasil, há um custo envolvido.

Quando trabalhou em outros clubes, com e sem sucesso como qualquer treinador, Ceni não levou na bagagem o passado de Rogério que ele muito provavelmente utiliza como anteparo de forma inata no Morumbi.

Os recentes episódios envolvendo atletas como Patrick, Galloppo e Marcos Paulo evidenciam as atitudes de Ceni sendo contaminadas pelo pensamento de Rogério.

O que importa hoje para os torcedores de um clube acostumado a vencer é como Ceni trabalha o time, o que pretende como treinador, seus conceitos e atitudes. Ainda que tenha em seu currículo títulos importantes como um Brasileiro, Ceni é um técnico em processo de implantação, cujo método soa baseado na tese de que o time precisa ganhar do jeito que ele acha que tem que ganhar e nunca de outra forma. Tipo o Leoni escrevendo a letra de “Como Eu Quero”. Tem que ser do jeito que eu quero. Embora a Paula Toller tenha consagrado a canção naquele tom apaixonado de reafirmação.

Muricy Ramalho, que foi treinador de Rogério e hoje trabalha com Ceni, diz que o campo fala. Rogério em campo falava grosso. Ele tem ótimas ideias, estuda, é atualizado e dizer que não entende muito de futebol é um absurdo. Mas o conflito de personalidades impede que o treinador dê ouvidos ao que o jogo está esgoelando, mas lá dentro da sua cabeça o Rogério o impede de escutar.

O São Paulo de Ceni guarda pouco do clube em que Rogério brilhou. A fase é outra, os dirigentes são diferentes, os rivais e o conceito do futebol brasileiro mudaram radicalmente. Quando Rogério dava uma bronca pública em algum companheiro era uma coisa. Agora que Ceni aplicou uma reprimenda escancarada em Marcos Paulo, é outra.

Ceni precisa entrar em acordo com Rogério, pedir que ele se contente em estar na galeria de importais do Tricolor do Morumbi, em ser o atleta favorito de milhões de torcedores de várias gerações e deixar que o treinador possa trabalhar despido dos vícios do M1to. Será bom para as duas personalidades que dividem a mente e para o São Paulo Futebol Clube.

VEJA TAMBÉM
- São Paulo negocia com ídolo do clube para contratar lateral do Guarani
- ARTILHEIRO É OFERECIDO AO SPFC QUASE DE GRAÇA
- CBF define data e detalhes para sorteio da 3ª fase da Copa do Brasil; veja os potes


CONFIRA:Flamengo tem interesse em volantes e mira jogadores do São Paulo e Corinthians

VEJA TAMBÉM:Em final de contrato, atacante Willian entra na mira do São Paulo, diz imprensa internacional

E MAIS:São Paulo admite atraso por pagamento de um dos principais reforços do ano, e busca entendimento

Avalie esta notícia: 15 1

Comentários (10)

16/03/2023 17:37:07 Sergio Gandini

Quem vive de passado é MUSEU. Ele foi sim o jogador que se dedicou e ganhou todos títulos como goleiro e não aparecerá outro deste nível. Mas tudo isto é passado, hoje ele não sabe treinar e dominar o elenco. Atribui suas falhas a todos e ele não absorve nada. está sempre ileso de tudo. Já passou da hora de demitir este cara..

16/03/2023 15:54:03 francisco Chagas silva

e precisa turar o Rogério ceni goleiro mito e pricipalmente a surbia si quizer ser técnico que ainda não e precisa ser umilde ser um apagador de fogo e não um encendiador de fogo porque o Rigerio ceni esta cendo mais um caminhão de gasilina doque um caminhão pipa de água porquê não tem humildade esta sendo mau caráter so joga o grupinho dele os apadrianhado dele Rogério ceni assim voce vai parar no meio do caminho na profissão de treinador

16/03/2023 15:49:16 Toni Far

Para o bem de todos, inclusive dele mesmo, é bom sair logo. Ele nem sequer treinou muito o time para as cobranças de pênaltis, item básico que qualquer zé mané sabe ser imprescindível no mata mata.

16/03/2023 15:36:09 wilson paulino

Eu sou totalmente a favor do Rogério Ceni, quem tem preguiça não constrói história. Tem que fazer os comandos trabalhar e treinar. Quem tiver melhor e disposto joga, quem não tiver vai embora. Time vencedor se constrói com muito trabalho e isto o Rogério tem de sobra. Se demitir o cara que faz eu vou antes dele como torcedor. Eu sou sócio torcedor pagante e não uso de nada que o clube oferece. Sou mais um apaixonado pelo SPFC.

16/03/2023 15:29:01 Jason_tri_mundial

Volta pro rio de janeiro seu flamenguista

16/03/2023 15:27:36 Jorge Henrique

Pelo bem do São Paulo F.C e do eterno RC (jogador), ele tem que sair.

16/03/2023 15:23:50 Gilmar Mesquita

# Fora CENI

16/03/2023 15:22:45 Carlos Haffner

não vai mudar porra nenhuma vamos ter que aturar esse câncer chamado Ceni

16/03/2023 15:22:33 Everaldo Campos

Mais uma vez o prejudicado vai ser o torcedor.....os jogadores vão tentar derrubar o fraco técnico e quem passa vergonha somos nós.

16/03/2023 15:20:54 Claudio

Ceni precisa sair urgentemente do São Paulo

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.
27/03/2023 13:36:27