O São Paulo renovou, neste sábado, com o meio-campista Rodrigo Nestor, de 22 anos. O clube do Morumbi estendeu o vínculo do atleta por mais três anos - de dezembro de 2024 para o fim da temporada de 2027. Com isso, o Tricolor demonstra certa precaução com os jovens de seu elenco, a fim de não perdê-los outra vez de graça ou abaixo do preço que poderiam valer devido à proximidade com o fim do contrato.
LEIA TAMBÉM: Atitude de Pato bomba na web e torcida do São Paulo 'bate o martelo’ sobre o jogador
Os casos mais recentes deste erro de planejamento da equipe paulista são o zagueiro Luizão, que saiu sem custos - clube ficou com 15% dos direitos - para o West Ham, o meio-campista Igor Gomes, que saiu para o Atlético-MG também a custo zero - clube ficou com 10% dos direitos - e o atacante Marquinhos, que se transferiu para o Arsenal por metade do valor de mercado que possuía na época.
Antes disso, a venda do zagueiro Éder Militão, atualmente no Real Madrid, também se enquadra nessa situação. Em agosto de 2018, o São Paulo vendeu o jogador por 7 milhões de euros ao Porto, que pôde negociar com mais força, uma vez que o vínculo do atleta com o time brasileiro terminava em cinco meses. No entanto, o Tricolor ficou com apenas 4 milhões e 10% dos direitos do defensor.
?? Maior assistente do Tricolor em 2022, Nestor renovou com o clube até o fim da temporada 2027 - o vínculo anterior era válido até o fim de 2024.
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) March 4, 2023
Saiba mais > https://t.co/ROMwscjUYd#MadeInCotia#VamosSãoPaulo ???? pic.twitter.com/tZyqc7iZZZ
Mudança de postura do São Paulo e contrato das crias de Cotia
Portanto, a extensão do contrato com Rodrigo Nestor aparenta uma mudança de postura do clube do Morumbi em relação ao tratamento com as crias de Cotia. No atual elenco, o caso de Luan é o que mais preocupa. O volante tem vínculo com a equipe treinada por Rogério Ceni até o fim de 2023, ou seja, pode assinar um pré-contrato com qualquer outro time a partir do meio do ano. As partes já negociam por uma renovação, mas o jogador quer a garantia de receber mais minutos para aceitar a proposta.
Além dele, nomes como Welington, Nathan, Pablo Maia, Diego Costa e Talles Costa possuem contrato com o São Paulo até dezembro de 2024 - o mesmo tempo que tinha Nestor. Dessa forma, o clube tem mais tempo para conversar com os atletas por uma possível extensão ou não. Os jogadores podem assinar um pré-contrato com outras equipes apenas em julho do ano que vem.
Alguns dos demais jovens do grupo tricolor, o zagueiro Beraldo (junho de 2026), o lateral esquerdo Patryck (abril de 2027), o lateral direito João Moreira (junho de 2027) e o atacante Caio (dezembro de 2025) têm situações ainda mais tranquilas.
Apesar da renovação, e de ter sido bastante elogiado pelo presidente Julio Casares, pelo diretor de futebol Carlos Belmonte e pelo coordenador de futebol Muricy Ramalho, Rodrigo Nestor deixou o campo bastante vaiado pela torcida do São Paulo na derrota para o São Bernardo, na rodada passada, no Morumbi.
Mesmo assim, o jovem meio-campista deve seguir no time titular do Tricolor no próximo compromisso pelo Campeonato Paulista, que acontece neste domingo, às 16 horas (de Brasília), contra o Botafogo-SP, no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP). O time paulistano busca avançar como líder do Grupo B e poder jogar as quartas de final em casa.
São Paulo, Nestor, Renovação, Preocupação, SPFC
VEJA TAMBÉM
- ADEUS DO MEIA? Santiago Longo fora dos gramados: explicações da comissão técnica do São Paulo
- REFORÇO DE PESO! São Paulo busca assinatura de craque argentino para 2025
- NÃO VOLTA! Galoppo passa por procedimento e só volta em 2025