Imagem: Tomaz Silva/Agência Brasil
A direção da Conmebol manteve para seus torneios em 2023 a exigência de esquema vacinal completo para a covid-19. O protocolo médico da temporada foi finalizado no fim de janeiro e enviado às federações filiadas e clubes participantes das Copas Libertadores e da Sul-Americana.
Para viajar (e não é mais necessário voo fretado), a entidade diz que a vacinação depende das regras sanitárias para entrada de cada país — alguns exigem, outros não. Mas se não tiver o ciclo vacinal completo, que depende também de regulamentação de cada país e do laboratório fabricante do imunizante, o jogador não pode entrar em campo.
LEIA TAMBÉM: Ex-goleiro Marcos elogia Morumbi em publicação nas redes sociais e Casares responde: "Viva o futebol"
O uso de máscaras, obrigatório até o último protocolo, divulgado em agosto de 2022, passou agora a ser "apenas" recomendado para todos os credenciados que ficam no perímetro do campo de jogo — exceção, é claro, a jogadores, membros da comissão técnica e arbitragem quando estiverem em processo de aquecimento e durante a partida.
Em abril de 2021, a Conmebol comprou 50 mil doses de vacinas contra a covid-19 da farmacêutica chinesa Sinovac, com a ajuda do governo do Uruguai, e vacinou jogadores e funcionários de alguns clubes que disputavam suas competições.
Os torneios de clubes da Conmebol começam nesta terça-feira (7), sem brasileiros já que os representantes do país não jogam a primeira fase. Na Libertadores, Fortaleza e Atlético-MG entram na segunda etapa, conhecida no Brasil como "pré-Libertadores", com jogos no fim de fevereiro e início de março — o time cearense encara o Deportivo Maldonado, do Uruguai, e os mineiros o Carabobo, da Venezuela.
Flamengo, Palmeiras, Inter, Fluminense, Corinthians e Athletico entram direto na fase de grupos da Libertadores, com início em abril. Na Sul-Americana, São Paulo, Santos, América-MG, Botafogo, Goiás e Bragantino estão na etapa de grupos, também começando em abril.
Meus Deus, como uma pessoa só coloca ***** na cabeça de pesoas . Vacina sempre salvo vidas ,ai vem um cara que não vou nem falo nome e diz que vacina mata ,ai os gados acompanha k .obs ele tomou
Eu nao tomo mais esta ***** nem se for obrigado.
Absurdo isso minha sobrinha com 25 anos tomou a da Pfzer e apos 40 dias teve um problema no coração que ficou envolto a uma bolsa D''agua nao morreu porque os medicos descobriram logo e a operaram .
Fonte: gado cego
1598 atleta com parada cardiaca nos ultimos 2 anos e 1101 nos ultimos 38 anos, deve ser aquecimento global?ou muita tubaina? Quem obriga com certeza nao toma