publicidade

CBF atende São Paulo, inicia estudo e deve levar à votação aumento de limite de estrangeiros no Brasileirão

Artilheiro tricolor no Paulistão, Galoppo não joga todas pelo limite de gringos (Foto: IMAGO / Fotoarena)

A CBF comunicou ao São Paulo que começou um estudo sobre o pedido feito pelo clube do Morumbi pela ampliação do número de jogadores estrangeiros. A promessa da entidade é que o assunto será levado para votação dos 40 clubes das séries A e B para ver se haverá aprovação para viabilização já no Campeonato Brasileiro deste ano.



O Tricolor fez o pedido formal à CBF no fim de janeiro. O plano inicial são-paulino era o de pelo menos conseguir a autorização para que haja a liberação ilimitada de atletas de outros países no banco de reservas, com a manutenção do limite atual de cinco em campo.


LEIA TAMBÉM: SPFC FAZ REUNIÃO COM AGENTE DE LUCAS MOURA E JÁ TEM RESPOSTA SOBRE PRÉ-CONTRATO




Como forma de justificar o seu pedido, o clube do Morumbi argumenta que competições organizadas pela Conmebol, como as copas Libertadores e Sul-Americana, e as principais ligas europeias não têm esse tipo de restrição.

Ainda segundo a manifestação são-paulina, a presença de atletas estrangeiros serve para valorizar a marca dos clubes e competições nacionais, atraindo atenção e patrocinadores internacionais.

De acordo com dados levantados pelo São Paulo, o número de jogadores estrangeiros no Brasil saltou de 63, em 2012, para 121 no ano passado.

A proibição de mais de cinco estrangeiros consta do artigo 42 do regulamento geral de competições da CBF: "Os clubes poderão relacionar nas súmulas de cada partida até cinco atletas estrangeiros, excepcionados os registrados como refugiados que, para efeitos das competições coordenadas pela CBF, se equiparam aos atletas nacionais, sem nenhuma restrição de direitos."

O Tricolor tem hoje em seu elenco os argentinos Alan Franco, Galoppo e Calleri, os equatorianos Méndez e Arboleda, o uruguaio Gabriel Neves, o venezuelano Ferraresi e o colombiano Orejuela.

Por conta desse excesso, o técnico Rogério Ceni vem sendo obrigado a promover um rodízio de jogadores a cada jogo.

Em entrevista ao canal "Arnaldo e Tironi", o diretor de futebol Carlos Belmonte disse que o clube considera o limite de gringos baixo e explicou os motivos pelo qual houve a procura de reforços estrangeiros mesmo com a norma.

- Quanto custaria um jogador como o Méndez, com essas mesmas características, se ele estivesse no mercado nacional? - questionou.

Internamente, como apurou o LANCE!, a esperança do São Paulo é que outros clubes com número de gringos acima do permitido se aliem ao movimento.

A reportagem não conseguiu contato com a assessoria da CBF para comentar o assunto até a conclusão desta reportagem.

CLUBES BRASILEIROS COM MAIS DE CINCO ESTRANGEIROS NO PLANTEL



SÃO PAULO
8

BOTAFOGO
6
Gatito Fernández (Paraguai)
Joel Carli (Argentina)
Luis Segovia (Equador)
Jacob Montes (Estados Unidos)
Sebastian Jofre (Bolívia)
Darius Lewis (Trinidad e Tobago)
Victor Cuesta (se naturalizou brasileiro)

CORINTHIANS
6
Fabián Balbuena (Paraguai)
Bruno Méndez (Uruguai)
Rafael Ramos (Portugal)
Fausto Vera (Argentina)
Victor Cantillo (Colômbia)
Ángel Romero (Paraguai)

GRÊMIO
6
Walter Kannemann (Argentina)
Jaminton Campaz (Venezuela)
Franco Cristaldo (Argentina)
Mathias Villasanti (Paraguai)
Felipe Carballo (Uruguai)
Luis Suárez (Uruguai)

PALMEIRAS
6
Benjamin Kuscevic (Chile)
Gustavo Gómez (Paraguai)
Joaquin Piquerez (Uruguai)
Eduard Atuesta (Colômbia)
Flaco López (Argentina)
Miguel Merentiel (Uruguai)

CBF, atende, São Paulo, inicia, estudo, levar, votação, aumento, limite, estrangeiros, Brasileirão

VEJA TAMBÉM
- PRÓXIMO CONFRONTO! Veja o histórico do confronto entre Vasco e São Paulo
- VAI DEFINIR SEU FUTURO! Questionado no Tricolor, possível destaque na Copa América pode definir futuro de meia
- ONDE ASSISTIR: Vasco x São Paulo pelo Brasileirão


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 14 0

Comentários (8)
bronze
05/02/2023 21:58:35 charopetacwb

provavelmente vao aprovar, pq como mostraram ai tem varios times com mais de 5 estrangeiros, e tb se aprova logo, muitos vao atras la fora tb de mais jogadores, isso ja deveria ter acontecido bem antes, tinha que deixar jogar 7 e ter uns 10 relacionados e ja era

ouro
05/02/2023 19:20:46 Sid_Soberano

Eu sou a favor do aumento,pois o futebol brasileiro está ficando muito chato de assistir,já que até os jogadores medianos estão indo pra Europa..

Para manter o futebol atrativo para os torcedores,seria até interessante ter um time só de estrangeiros,como fazem os europeus…

05/02/2023 16:07:43 Helton Macedo

Mesmo se aumentar o burro ceni vai deixa o Gabriel Neves de fora

05/02/2023 15:07:43 Sergio Gandini

Dispensa o Zerruela que é peso morto, Ferraresi dificilmente jogará este ano, naturaliza o Arboleda cai para 05 estrangeiros. Mas este cachorro safado do Mico Ceni já assou o Gabriel Neves e ninguém da cúpula toma posição contra este projeto de técnico...

05/02/2023 14:31:43 Edivaldo Santos

Está certinho o São Paulo,se essa frescura existisse na Europa por exemplo não existiriam verdadeiras seleções como Real Madrid,Bayer, Barcelona, Liverpool,city e etc,se por aqui só tem meia boca então vamos as compras la fora, principalmente com as SAFS,cujos os donos são estrangeiros,sem lógica essa proibição.

05/02/2023 14:25:00 Aguinelo Barbosa

O Rogério ceni não relacona os caras porque não quer mesmo quando não tinha excesso ele ele estava queimando Arboleda,Rigoni e Gabriel Neves os caras jogando como reserva na sul Americana,o São Paulo Paulo só chegou na seme final da copa do Brasil e na final da sul-americana porque o time reserva dele era melhor que o titular que ele usou no brasileiro que acabou ficando atrás do Fortaleza e América mineiro, o time Reserva tinha patrik, Rigoni, luciano,Miranda e Arboleda,Marquinho,luan isso mostra o quanto esse pardal é burro quando chegou na fase decisiva ele colocou o time dele considerado titular que na verdade eram reservas e perdeu todas as competições.

05/02/2023 12:41:56 João Paulo

Tem que jogar os melhores não emporta a nacionalidade tem que ter limite de jogador ruim serto

05/02/2023 12:17:46 Josias Pereira

Ja deveria ter iniciado,faz uma votação com os clubes

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.