No próximo sábado (14), começa o Campeonato Paulista Série A1. No entanto, os clubes participantes da edição devem enviar as Listas A e B de inscrições até sexta-feira (13), de acordo com o regulamento da competição. As duas listas de inscritos são diferenciadas, sendo uma de jogadores profissionais e outra de jovens da base.
O prazo de sexta-feira (13) é referente à estreia no Campeonato Paulista, já que os clubes podem adicionar atletas nas Lista A até 10 de fevereiro, de acordo com o Regulamento Específico do Campeonato Paulista de Futebol Profissional. Após a data, somente será possível alterar em caso de lesão séria ou esperar a fase seguinte da competição. A Lista B não tem prazo.
LEIA TAMBÉM: Dívida abatida e lucro: quanto o São Paulo vai receber pela venda de Patrick para o Atlético-MG
A Lista A é formada pelos jogadores do elenco principal, com número máximo de 26 atletas, sendo 23 jogadores de linha e três goleiros. Já a Lista B é um incentivo ao uso da base, sem limites de inscritos e prazo. A exceção é a primeira rodada, na qual a Lista B deve ser enviada até sexta (13), véspera do início do Campeonato Paulista.
Para a Lista A, é necessário que os jogadores estejam regulamentados na FPF e na BID da CBF. A Lista B tem outras regras, dentre elas: mínimo de 16 anos, máximo de 20 anos e contrato profissional de um mínimo de 12 meses com o clube, mesmo que seja empréstimo. Além disso, os clubes do Paulistão não podem ter mais do que sete jogadores da Lista B em campo simultaneamente, enquanto no banco não há limites.
Durante a primeira fase, os clubes só poderão fazer trocas na Lista A em caso de lesão. Nesse caso, as agremiações devem enviar o laudo médico para a CBF e têm o máximo de 48 horas para substituir o jogador. Por outro lado, se um jogador sair por negociação, os clubes não podem repor até o final da primeira fase do Campeonato Paulista, previsto para 10 de março.
clubes, lista, inscritos, competição
Será que o Franco e o Mendez já podem estar no BID ? Pois primeiro teriam que ter visto de trabalho no Brasil. Nem sei se o São Paulo lembrou disso k. Do jeito que a administração está confusa eu não duvido.