O presidente do São Paulo, Julio Casares, comentou sobre a possibilidade do clube se tornar uma SAF em um futuro próximo. Atualmente, há um estudo sendo realizado pela consultoria Alvarez & Marsal sobre a viabilidade da Sociedade Anônima do Futebol no Tricolor, mas, antes de qualquer hipotética negociação, o plano é tornar a instituição mais valiosa e, para isso, é preciso reduzir dívidas, transformando-a em um negócio mais atraente aos investidores.
LEIA TAMBÉM: Será uma grande surpresa se o São Paulo conquistar qualquer título, afirma Renato Mauricio Prado
“O estatuto do São Paulo prevê que o clube deva fazer um estudo. Na nossa gestão, nada que é previsto fica engavetado. Para que não houvesse qualquer prevalência, contratamos a consultoria Alvarez & Marsal, renomada no mundo todo, e estão concluindo esse estudo. A SAF será debatida pelo Conselho, sócios e com toda a comunidade”, disse Casares durante entrevista transmitida pela SPFC Play.
O mandatário tricolor externou a intenção de “arruma a casa” para, se houver aprovação interna sobre a SAF, abrir negociações. Muitos dos primeiros clubes que aderiram a esse novo formato de gestão foram adquiridos por valores inferiores ao que a marca, em si, poderia valer, e Julio Casares quer evitar que o São Paulo seja o próximo dessa fila.
“Os primeiros clubes que aderiram à SAF foram por extrema necessidade. O São Paulo quer equilibrar essa parte financeira para que, no futuro, caso haja uma proposta de SAF, o clube valha muito mais, como se fosse bolsa de valores. Quanto o São Paulo valia em 2021, quanto valia em 2022 e quanto vale hoje? Precisamos melhorar nossa postura no balcão de negociação. Pode não ser uma SAF, pode ser um fundo de capitalização no futebol. Isso tudo está sendo estudado”, completou o presidente são-paulino.
Atravessando grave crise financeira, o São Paulo, aos poucos, vem amenizando sua delicada situação. Logo quando assumiu o clube, Julio Casares teve de lidar não só com as obrigações presentes, mas também com dívidas do passado, como os salários dos atletas que foram suspensos nos tempos de pandemia e acabaram virando herança para a atual gestão.
“Chegamos no São Paulo com uma dívida muito grande com empresários, assumimos a folha de pagamento, uma parte dos tempos de pandemia não foi paga. A pressão no fluxo de caixa muito grande. E 2022 foi um ano desafiador, porque tínhamos que pagar as contas de curto prazo, alongar a dívida e montar um time com jogadores vindos por empréstimo ou com compra parcelada. Como conseguimos retomar a credibilidade, o São Paulo teve condições de negociar jogadores, o agente sabe que o São Paulo vive um momento delicado e aceita parcelar, aceita empréstimos. Estamos em um processo de reconstrução”, afirmou.
“Estamos entrando em 2023 com a mesma premissa de responsabilidade. Estamos reforçando o time com muita criatividade. Estamos pagando algo agora e parcelando em 2024, 2025, ou emprestando e tendo a opção de compra no futuro. Me lembro quando cheguei em 2021, sentei na cadeira e fiquei desesperado, porque chegavam oficiais de justiça querendo bloquear bens. Hoje melhorou muito. Estamos num processo de reconstrução”, concluiu Julio Casares.
São Paulo, Casares, SAF, Estudo, SPFC
Sim, conta aquela do papagaio tb ou aquela da foto editada. O cara mente sem vergonha nenhuma na cara.
Se a selecao q vale mais é a q ganhou mais copas do mundo o spfc é o q vale mais pois ganhou 3 mundiais. O flamengo so 1 e o santos 2. Somos entao pela história o maior
Edynaldo, eu endeusando flamengo e palmeiras? Que interpretação hein?! K
Olha os balanços patrimoniais cara, pega dos três clubes e veja qual conclusão você tira disso.
O Flamengo arrecadou 1.3 bilhões ano passado, acabou de comprar o Gerson por 80 milhões...
A questão é ser realista
Copiar a estratégia flamenguista de anos atrás é quase impossível. Uma porque se o SP não investir minimamente, corre o risco de rebaixamento.
Outra porque as entradas e saídas financeiras todo ano, nunca terminam em diminuição de dívida.
Teve agravamento pela pandemia? Sim, mas contratamos por exemplo Daniel Alves, Pablo ..
O serviço de enxugar gastos tem que ocorrer por mais de 10 anos para surtir efeito, coisa que no flamengo foi bem menos tempo pelo poderio de arrecadaçao do clube.
O que o torcedor tem que ser, é realista e não fanático .
Tem gente que parece mãe de bandido: "não falem mal do meu filho".
A realidade financeira do SP é triste e dura, só não enxerga quem não quer e isso não tem a ver com endeusamento aos rivais. Sabe analisar balanço patrimonial? Abre aí e confere, mas seja fanático, pois o fanatismo cega.
Pelo ritmo e interesse dos dirigentes do S.Paulo, vsi virar SAF lá pelos anos 2150, só q se isso não scontecer urgente, vamos é fechar as portas.
Espero que vire saf o mais rápido possível....porque o sao paulo precisa voltar a ser o soberano que sempre foi
Vai ficar ate o final do mandato e nao vai mudar porra nenhuma ate porque nenhum dos conselheiros tem interesse em saf
Rapaziada na boa ele pode fazer bastante ***** mas na boa a intenção do cara é boa o clube só vai subir com o tempo e tem que começa do zero e com muita calma, não adianta compara com flamengo porque de um dia para outro ficaram rico um dia a casa cai
Jpsouza, vc esta endeusando fla***** e porcos
Edynaldo, isso que você falou só corrobora com o que eu disse.
O SP não é ajudado por ninguém. Nenhum mecenas, nenhum mega patrocinador e nenhuma emissora de televisão...
A realidade do SP não tem como ser comparada com a do Flamengo.
Essa historia de "só copiar o flamengo" não é uma tarefa simples..
Quem deve demais, paga juros demais. E se você não arrecadar o suficiente para diminuir a dívida TODOS os anos, a dívida nunca será paga. até porque existe inflação também.
Não há como comparar realidades, a do SP é essa.
Terceira maior torcida (metade da do flamengo) e quarto em arrecadação (metade do flamengo).
A dívida nossa é uma das maiores do país.
Jpsouzajp, vc esqueceu de mencionar o dinheiro publico que deram pro fla***** né, patrocinio da Petrobrás desse banco au de Brasília que foi o bozo que bancou, k
Desculpe mas é difícil acreditar que essa dívida seja possível pagar se cada ano que passa ela aumenta.
Fredie Shimizu, o Flamengo é incomparável com qualquer outro clube do Brasil.
Desde os anos 80 que os jogos do clube são transmitidos pelo Brasil inteiro pela Globo e isso fomentou a torcida por todos os cantos do país, mesmo o rio de janeiro sendo do tamanho de um ovo.
Ninguem arrecada perto do que o Flamengo arrecada, em todos os setores.
Não adianta comparar o SP com o Flamengo... É outra realidade.
Olhe o balanço patrimonial de ambos os clubes e você vai ver o abismo.
Valer mais pra quem?
Terceira maior torcida, quarta maior arrecadação, una das maiores estruturas físicas e uma das maiores dívidas.
Repito: valer mais para o interesse de quem ?
O São Paulo futebol clube so vai ser um clube Saf quando o time cair pra segunda divisão ou afundar mais ainda . Tomara que isso nunca aconteça
Não precisa de SAF. É só fazer o que o Flamengo fez.
Nenhum desses individuos que administra o SPFC,tem competência pra fazer...essa divida do clube é impagável...tudo isso que ele fala em colocar a casa em ordem é bla bla bla se não virar SAF vão afundar de vez esse clube!!!
Com esses bandidos disfarçados de