Com o término da temporada de 2022, o São Paulo inicia uma reformulação para o ano seguinte. Embora tenha conseguido aliviar a folha de pagamento com as saídas de seis jogadores, a escassez de recursos ainda faz com que o clube do Morumbi não tenha conseguido acertar com algum reforço para a temporada do ano que vem.
LEIA TAMBÉM: [ENQUETE] O São Paulo se reforçou bem na temporada 2022?
A falta de dinheiro é o maior empecilho, como cartolas vêm alertando há meses. Há pouco recurso para investir e, por isso, a diretoria tem buscado alternativas – jogadores em fim de contrato, que custem pouco ou clubes rivais que topem discutir trocas de jogadores.
Se o principal alvo no mercado da bola para 2023 era a contratação de dois jogadores de velocidade para os lados do campo, a lista aumentou. Sem Éder e Bustos, agora o Tricolor vai precisar ter um reserva para Calleri.
Para conseguir reforçar o time, o Tricolor espera encontrar jogadores em final de contrato ou então envolver troca de atletas. Nikão, Orejuela e Liziero são opções para o São Paulo contratar novos jogadores para 2023.
Nomes como o goleiro John e Lucas Pires, ambos do Santos, foram cogitados anteriormente, mas as negociações acabaram por esfriar. Por enquanto, segundo o GE ouviu de dirigentes tricolores, só um jogador recebeu uma proposta do São Paulo.
Veja, abaixo, a situação dos últimos nomes especulados no Tricolor:
• Wellington Rato (Atlético-GO)
O único jogador que de fato recebeu uma proposta do Tricolor, ainda há esperança de que o negócio seja concretizado, mas, de acordo com dirigentes, ele ainda está distante de um desfecho. O meia já recebeu duas propostas do clube do Morumbi, mas ainda avalia.
O São Paulo vê a concorrência de Vasco e Cruzeiro pelo atleta, que também pode se mudar para o exterior. A falta de uma resposta mais assertiva desde que a última proposta foi entregue, há alguns dias, causa pessimismo no Morumbi.
Rato foi um dos destaques da equipe goiana nessa temporada, apesar do rebaixamento no Brasileiro – na Sul-Americana, o Atlético-GO foi até a semifinal, eliminado justamente pelo São Paulo.
• Pedrinho (Lokomotiv, da Rússia)
Já dado como certa a vinda do jogador, apesar de nenhuma confirmação da diretoria, o Tricolor está bem encaminhado para anunciar contratação de Pedrinho, ex-América-MG, e atualmente no Lokomotiv, da Rússia. O atleta tem características que faltam no elenco do Tricolor e são insistentemente pedidas por Rogério Ceni: alguém veloz e que possa atuar em mais de uma função.
De acordo com informações do jornalista André Hernan, o contrato por empréstimo está praticamente fechado. A única coisa que falta para as assinaturas serem feitas é o aval do time russo para as condições propostas ao Tricolor, que vê em Pedrinho um 'negócio criativo', já que se trata de um reforço necessário e, no caso do atleta, pouco ventilado no mercado da bola.
Rogério Ceni já teria aprovado a chegada do jogador e o empréstimo por Pedrinho terá validade por um ano. Ainda de acordo com Hernan, Pedrinho está bem empolgado em voltar a atuar no Brasil, defendendo o São Paulo. Os valores que envolvem a transação não foram revelados.
• Jorginho (Atlético-GO)
Em suma, não é novidade que o Tricolor está na briga por Wellington Rato do Atlético-GO, no entanto, outro jogador do Dragão entrou na mira do clube paulista para a próxima temporada, trata-se, do meio-campista Jorginho, de 31 anos, que está para rescindir seu contrato com o Atlético.
Com isso, o meia busca um novo clube para 2023 e o Tricolor pode ser seu destino. De acordo com o portal Blog do São Paulo, o meia foi oferecido ao clube paulista para a próxima temporada, porém, assim como a situação de Pedrinho, o SPFC não se pronuncia sobre o caso.
Na temporada, Jorginho disputou 62 jogos, marcou nove gols e deu dez assistências. Além disso, o atleta recebe cerca de R$ 180 mil, valor que caberia no orçamento do Soberano.
• Jair (Atlético-MG)
Sem muitas expectativas ou novidades para a realização dessa contratação, segundo o LANCE!, o Tricolor fez pelo menos duas sondagens por Jair junto à diretoria do Galo. Após receberem sinal verde de que a negociação poderia avançar, o objetivo agora é encontrar meios de efetivá-la.
Isso porque os mineiros só topam liberar o volante mediante pagamento de uma compensação financeira. Que não é baixa. Além do mais, a concorrência é um grande obstáculo, já que Vasco, Grêmio e Fluminense monitoram a situação do atleta de 28 anos.
Na atual temporada, Jair atuou em 48 jogos, marcou um gol e deu cinco assistências, sendo o vice-líder do Galo no quesito no Brasileirão. Ele tem contrato com o time alvinegro até dezembro de 2023.
• David
O São Paulo sondou a situação do atacante David, do Internacional, sonho antigo de Rogério Ceni. O jogador do Colorado é visto como alguém que se encaixa nessa política do "bom e barato". Além disso, uma troca entre jogadores pode ser a opção mais viável para ter o jogador, visto que Igor Gomes é desejo do time gaúcho ao lado de outros clubes.
Por outro lado, segundo informações do Click RBS, a oferta de troca entre esses dois jogadores foi rejeitada pelo Tricolor. Dessa maneira, resta esperar para saber qual será a procedência dessa negociação.
Contratado pelo Inter em 2022, David não teve bom desempenho na temporada. Começou o ano atuando entre os titulares, mas a última vez que balançou as redes foi em abril, no clássico contra o rival Grêmio. Posteriormente, perdeu espaço na equipe. Ele soma 39 jogos, dois gols e duas assistências na temporada.
São Paulo, Situação, Reforços, Especulados, SPFC
VEJA TAMBÉM
- ADEUS DO MEIA? Santiago Longo fora dos gramados: explicações da comissão técnica do São Paulo
- ADEUS DO MEIA? Santiago Longo fora dos gramados: explicações da comissão técnica do São Paulo
- REFORÇO DE PESO! São Paulo busca assinatura de craque argentino para 2025