Liderança que o Botafogo vai manter pelo menos até 2026, já que na segunda colocação está o São Paulo, que não terá nenhum jogador convocado por Tite para defender o Brasil no Qatar. Flamengo e Palmeiras devem ter atletas na lista que será divulgada nesta segunda, mas nenhum deles ameaça o primeiro lugar do Fogão.
LEIA TAMBÉM: Organizada do São Paulo faz lista de dispensa após derrota para o Fluminense; veja os nomes
Assim como aconteceu nas últimas edições da Copa do Mundo, a maioria dos convocados serão jogadores que atuam em equipes estrangeiras. Mas como ainda nenhum clube fora do Brasil aparece no top-10 dos que mais cederam jogadores para a seleção brasileira em Mundiais, o Botafogo seguirá líder por, no mínimo, mais quatro anos.
Confira abaixo os dez clubes que mais cederam jogadores para o Brasil em Copas do Mundo.
1º - Botafogo - 47 convocados
De 1930 até 1990, o Botafogo teve ao menos um jogador convocado pela seleção brasileira para a Copa do Mundo. Porém, apenas três botafoguenses foram chamados para defender o Brasil nas últimas sete edições. Bebeto e Gonçalves fizeram parte do grupo vice-campeão, em 1998, na França, e o goleiro Jefferson foi chamado em 2014, no Brasil.
2º - São Paulo - 46 convocados
Assim como o Botafogo, o São Paulo teve jogadores na seleção brasileira em 16 Copas do Mundo. Mas, desde 2006, nenhum representante tricolor é lembrado. O último foi o volante Mineiro, chamado por Parreira após o corte de Edmilson, que sofreu uma lesão no joelho direito e ficou fora do Mundial realizado na Alemanha.
3º - Vasco - 35 convocados
Na Copa do Mundo de 1950 o Vasco teve oito dos 22 jogadores convocados pela seleção brasileira para a primeira Copa do Mundo disputada no Brasil. Mas já faz tempo que o clube cruzmaltino não tem algum jogador chamado para defender o Brasil numa Copa. O último foi o goleiro Carlos Germano, em 1998.
4º - Flamengo - 33 convocados
Embora seja o quarto clube na lista que mais cedeu jogadores para a seleção brasileira em Copas do Mundo, o Flamengo é quem esteve presente em mais torneios. O Brasil contou com jogadores rubro-negros em 17 edições, uma a mais do que Botafogo e São Paulo. Os números do Fla devem mudar em 2022, já que o meia Everton Ribeiro e o atacante Pedro estão cotados para integrarem a lista de Tite. O último flamenguista chamado para a seleção brasileira para uma Copa do Mundo foi o meio-campista Kleberson, em 2010, na África do Sul.
5º - Fluminense - 32 convocados
Completando o quarteto do Rio de Janeiro aparece o Fluminense, na quinta posição, com 32 jogadores convocados pelo Brasil. O último foi o centroavante Fred, titular da seleção brasileira em 2014. O camisa 9 marcou somente um gol naquele Mundial e foi apelidado de cone pelos torcedores.
6º - Santos - 24 convocados
Pelé disputou quatro Copas do Mundo, todas como jogador do Santos. Foi nesse período que o clube da Baixada mais cedeu jogadores para a seleção brasileira, tanto que pelo menos um santista foi chamado para edições realizadas entre 1958 e 1974. Além dos Mundiais dessa época, o Santos também teve convocados em 1930 e 2010. O último foi o atacante Robinho, que disputou a Copa do Mundo realizada na África do Sul.
7º - Palmeiras - 23 convocados
Assim como o São Paulo, o Palmeiras também esteve presente em todas as cinco conquistas do futebol brasileiro. Em 2022, certamente o Verdão será representado no Qatar, pelo goleiro Weverton, quebrando um jejum de 20 anos. O último palmeirense que disputou uma Copa do Mundo pelo Brasil foi o goleiro Marcos, titular no Penta, em 2002, no Japão e Coreia do Sul.
8º - Corinthians - 23 convocados
Somente dois clubes brasileiros cederam jogadores para a seleção brasileira na última Copa do Mundo, em 2018, na Rússia. E o Corinthians foi um deles, representado pelo goleiro Cássio e pelo lateral-direito Fagner. Além dos atletas do Timão, o outro brasileiro atuando no futebol local que esteve na Rússia foi o zagueiro Pedro Geromel, do Grêmio.
9º - Atlético-MG - 12 convocados
A primeira vez que o Atlético-MG teve um jogador convocado para defender o Brasil numa Copa do Mundo causou até demissão do treinador da seleção. O artilheiro Dadá Maravilha era um pedido do general Emílio Garrastazu Médici, presidente do país, que vivia os anos da Ditadura Militar. Mas o técnico João Saldanha não era um grande admirador do atacante atleticano. "Nem eu escalo ministério e nem o presidente escala time", disse Saldanha, duas semanas antes de ser demitido e substituído por Mário Lobo Zagallo. Dadá foi convocado e fez parte do elenco campeão no México, em 1970. Os últimos jogadores do Galo chamados para a seleção brasileira para a Copa do Mundo foram o goleiro Victor e o atacante Jô, em 2014.
10º - Cruzeiro - 11 convocados
Tostão foi o primeiro jogador de um clube de Minas Gerais convocado para defender a seleção brasileira numa Copa do Mundo. O maior da história do Cruzeiro esteve em 1966, no torneio disputado na Inglaterra. Tostão também disputou a Copa de 1970, no México, como titular, numa das melhores seleções de todos os tempos. Outro cruzeirense de muita importância para o futebol que foi campeão do Mundo com o Brasil é o atacante Ronaldo, que na época ainda era chamado de Ronaldinho, em 1994, nos Estados Unidos. O último jogador do Cruzeiro convocado pelo Brasil para uma Copa foi o lateral-esquerdo Gilberto, em 2010, na África do Sul.
Ranking, clubes, jogadores, Brasil, Copa do Mundo
Velhos tempos, belos dias.
Velhos tempos, belos dias.
Tempo bom mas infelizmente não volta mais
Vamos ser o primeiro mas que pena que estamos nessa situação é muita falta de respeito com a história do São Paulo tem que a ver mais cobrança de quem está no clube
Nossa q coisa não. O q adianta esse número de jogadores convocados para a seleção se o time se arrasta a anos para ganhar algo