Além da chance de vencer o título mais importante da América do Sul, a classificação para a Copa Libertadores também representa, nos dias de hoje, um impulso nas finanças dos clubes. E, às vezes, até pode legitimar ou não uma temporada.
LEIA TAMBÉM: São Paulo tem desfalque de última hora, mas São Paulo conta com retorno importante
É por isso que o fato de entrar na disputa é tão importante para as equipes. E o que torna a classificação por meio do Brasileirão um objetivo para todas os clubes da Série A.
O que nós ainda não sabemos é como ficarão alocadas as vagas no Brasileirão. Isso porque o número de vagas muda de acordo com o que acontecer em outros torneios.
Como estabelecido, os seis primeiros colocados se classificam para o torneio continental: diretamente para a fase de grupos do campeão até o quarto colocado, e para a pré-Libertadores, o quinto e o sexto.
No entanto, com o Flamengo campeão da Copa do Brasil, classificado no G4 e, ainda, na final da Libertadores, junto com o Athletico, que está no G6, pode acontecer mudanças no número de vagas através do Brasileirão. Cada uma das competições abre, para o seu vencedor, uma vaga direta na fase de grupos.
Veja como está a situação de momento.
Como a final da Libertadores pode afetar o G6 do Brasileirão?
Tanto Flamengo como Athletico-PR, finalistas da Copa Libertadores, estão no G6 do Brasileirão. Além disso, o Rubro-Negro, campeão da Copa do Brasil, já garantiu vaga na fase de grupos da Libertadores. Caso o time carioca seja também campeão da Liberta de 2022, o clube paranaense não teria direito de "conquistar" uma vaga através dessa competição, mas, sim, pelo Brasileiro, já que ocupa o 6º lugar.
Vamos tomar como exemplo o ano de 2020. Naquela temporada, o Palmeiras de Abel Ferreira se tornou campeão da Copa Libertadores, contra o Santos, da Copa do Brasil, contra o Grêmio, e, ainda, terminou na 7ª posição do Brasileirão, que teve o Flamengo como campeão.
Diante disso, cinco vagas diretas para a fase de grupos foram disponibilizadas através do Campeonato Brasileiro (Flamengo, Internacional, Atlético-MG, São Paulo, Fluminense). Além disso, outras duas vagas, para o 6º e 8º colocados - com o Palmeiras no 7º lugar - foram abertas para a pré-Libertadores (Grêmio e Santos), totalizando um G8.
Dessa forma, em 2022, se o campeonato acabasse agora, independentemente de quem se sagrar campeão, abriria uma vaga para a competição continental e transformaria o G6 em G8.
Como a final da Copa do Brasil pode afetar o G6 do Brasileirão?
Campeão da Copa do Brasil e atualmente dentro do G-6, o Flamengo se classificou diretamente para a fase de grupos da Copa Libertadores de 2023 e, como citado acima, abriu uma vaga direta no Campeonato Brasileiro, já que está na terceira colocação da competição.
No caso do Flamengo ser campeão tanto da Libertadores como na Copa do Brasil, abrirá duas vagas extras no Brasileirão (desde que fique entre os seis primeiros).
Quem está classificado para a Libertadores então?
Neste momento, ainda estamos distantes da definição de cinco vagas para a Libertadores no Campeonato Brasileiro. O Palmeiras foi o primeiro a garantir vaga, seguido pelo Internacional, direta na fase de grupos da Libertadores. Além disso, o Flamengo, que bateu o Corinthians na final da Copa do Brasil, também está classificado.
Se o campeonato terminasse agora, porém, Palmeiras, Internacional, Flamengo, Fluminense e Corinthians estariam classificados de forma direta à Libertadores, Athletico e Atlético-MG jogariam a pré-Libertadores e o América-MG estaria "esperando" pela vaga extra da final da Libertadores 2022.
São Paulo, Libertadores, Vagas, Classificação, SPFC
No minimo com qualidade é o que o São Paulo precisa urgente e....goleiro todos já sabemos principalmente!
2 zagueiros um meia de armação e um atacante rapido e rapido pelas pontas
Vai querer ir pra libertadores com estetime ruim
Essa diretoria corrupta do ******* tem que parar com essa mania so de participar dos campeonatos , tem que entrar disputar e ganhar e não ficar com metas de chegar ao máximo ser 3*lugar **** bando de safados corruptos devolva o nosso TRICOLOR seus velhos e ultrapassados vulgos cardeais larga o osso porra.
Todo ano são os mesmos cálculos, a Layla faz contas e mais contas para aumentar a espectativa do torcedor, o pior é que o time não ajuda, o presidente, o vice Belmonte e o Rogério não tem qualidade para trazer o São Paulo de volta as conquistas. Lá para os anos 70 e 80 todo torcedor sabia que todo curintiano era sofredor, hoje, quem é sofredor somos nós os sãopaulinos.
Sai ano e entra ano , e nos continuamos com o mesmo técnico, e seus filhinhos , futebol que e bom nada, título? Tem sim , pegar e votar dia 30 agora !
Vai ano e vem ano , as metas do SP não mudam . Apenas participar de campeonatos e não cair. 2023 promete as mesma *****