O São Paulo FC está entre os grandes clubes do Brasil, vamos descobrir 10 fatos interessantes sobre este equipe de futebol
1. O histórico de vitórias do São Paulo FC
O São Paulo FC é o único clube brasileiro que ganhou três Copas Intercontinentais (1992, 1993, 1995) e três Libertadores na América do Sul nos mesmos anos. É também a única equipe a ter vencido o Brasileirão três vezes, a primeira a tê-lo seis vezes, apenas Palmeiras (10), Santos (8), Corinthians e Flamengo (7) o venceram mais vezes do que eles. São Paulo é a cidade que mais títulos ganhou (23) à frente do Rio de Janeiro (17).
2. As origens: o Clube Athlètico Paulistano
O Club Athletico Paulistano foi fundado em 29 de dezembro de 1900, um dos clubes de maior sucesso da época amadora do esporte. Ao contrário dos jogos de futebol hoje, os encontros eram praticados apenas por imigrantes, principalmente ingleses e alemães, daí o desejo de fundar uma equipe 100% brasileira para representar a cidade de São Paulo. O Paulistano venceu 11 títulos – quatro campeonatos consecutivos de 1916 a 1919.
3. O Estádio Morumbi
Os jogos em casa do São Paulo FC são disputados no Estádio Cícero Pompeu de Toledo, famoso como Morumbi, com 80.000 espectadores, é o maior estádio privado do Brasil. A construção começou em 1952 e foi concluída após 18 anos até a sua inauguração, em 1970. Dentro, além de bares e restaurantes e outras áreas de entretenimento, há um verdadeiro museu desta legendária equipe, com os atletas que fizeram sua história.
4. Rogério Ceni
Rogério Ceni jogou em sua carreira no São Paulo FC, de 1990 a 2015, colecionando 1237 participações como jogador. Com 131 gols marcados, 69 nos pênaltis e 61 nos chutes livres, seu apelido é Mito. Ou melhor, M1to. Com esse 1 no meio, porque apesar de sua vocação para deixar a área. Com 18 troféus, 12 dos quais como protagonista, ele é de longe o jogador de futebol de maior sucesso na história do clube.
5. Recorde de gols marcados por Serginho Chulapa
Sérgio Bernardino, conhecido como Serginho Chulapa, foi um dos artilheiros mais perigosos e letais de todos os tempos no campeonato brasileiro, embora na programação e resultados da temporada na equipe nacional nunca tenha sido tão decisivo. Com a camisa do São Paulo FC, marcou 242 gols de 1983 a 1993 e foi o melhor artilheiro tricolor de todos os tempos.
6. O gol de Müller dá a segunda Copa Intercontinental para o São Paulo FC
Em uma partida cheia de emoção, o São Paulo FC venceu o AC Milan de Fabio Capello por 3-2 na final da Copa Intercontinental em 12 de dezembro de 1993. Nos detalhes do jogo, Daniele Massaro e Jean-Pierre Papin marcaram para os Rossoneri, Palhinha e Cerezo foram os gols para o clube brasileiro antes do gol decisivo de Luis Müller no 3-2 após uma saída desesperada do goleiro do Diavolo, Sebastiano Rossi aos 81 minutos.
7. Roberto Dias: o maior defensor do Brasil segundo Pelé
Roberto Dias Branco conhecido como Roberto Dias jogou com o São Paulo FC e foi conhecido por sua classe e elegância. Dias foi considerado um dos mais fortes defensores centrais do Futebol brasileiro pelo O’ Rey Pelé. Ele nunca teve a chance de jogar por equipes verdadeiramente competitivas, na época em que o clube estava ocupado construindo o estádio do Morumbi em vez de compor um plantel competitivo.
8. Raí vs Barcelona
Em 1992, o São Paulo FC e o Barcelona se enfrentaram em uma entusiasmante final da Copa Intercontinental. O Barça de Johan Cruijff estava cheio de confiança e de presunção. O jogo foi disputado em Tóquio e o clube brasileiro surpreendentemente triunfou por 2-1. O homem do jogo foi Raí Souza Vieira de Oliveira ou simplesmente Raì, irmão mais novo do famoso Sócrates, autor de dois golos que permitiram a conquista do troféu.
9. Telê Santana
Telê Santana é considerado um dos treinadores mais influentes na história do futebol, ele também treinou a Seleção Brasileira. Foi um dos técnicos de maior sucesso do São Paulo FC, com quem conquistou um
campeonato brasileiro em 1991, duas Copas Libertadores e duas Copas Intercontinentais (1992,1993), derrotando dois dos times mais emblemáticos, como Barcelona e AC Milan.
10. Capitão Tsubasa e São Paulo
O São Paulo FC é também a equipe brasileira da Tsubasa Ozora, estrela do famoso desenho animado de manga "Capitão Tsubasa". O astro japonês, depois de crescer nas ligas escolares de seu país, passou a jogar no campeonato profissional brasileiro aos 15 anos de idade. Na série Tsubasa ele venceu o torneio derrotando o Flamengo na final.
Conclusões
Analisamos a fundo dez fatos interessantes sobre um dos clubes mais famosos e de maior prestígio do mundo, o São Paulo FC. Este é também um dos clubes 'mais apoiados', não só no Brasil, mas em toda a América do Sul. O Tricolor, como é batizado, tem uma história gloriosa e é dono de um dos estádios mais lendários do mundo - o Morumbi - literalmente um homem a mais para esta equipe em jogos em casa. O 'ícone' do São Paulo FC foi sem dúvida Rogério Ceni, o goleiro goleador, mas muitos jogadores, treinadores e personalidades contribuíram para o sucesso deste clube.
VEJA TAMBÉM
- ADEUS! Wellington Rato acerta com rival e não joga mais pelo São Paulo
- ALTA VALORIZAÇÃO! São Paulo avalia situação de Esteves, lateral do Vitória, após bom Brasileirão
- SAÍDA DE LATERAIS! São Paulo intensifica busca e quer lateral destaque após saída de Rafinha e Moreira