Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF
O São Paulo iniciou agosto com a importante vitória sobre o Ceará, pela ida das quartas de final da Copa Sul-Americana. Mas daqui até o final do mês o Tricolor terá uma sequência de jogos que vão determinar os rumos do clube no restante da temporada.
O que pode ajudar a enfrentar a maratona que se aproxima - além do reforço do meia Giuliano Galoppo e da iminente chegada do zagueiro Nahuel Ferraresi e do atacante Nahuel Bustos -, é a recuperação dos lesionados, que podem dar ao técnico Rogério Ceni mais opções, tanto na hora de escalar o time titular quanto ajudar no rodízio do elenco.
LEIA TAMBÉM: Fernando Diniz pede a contratação de jogador do São Paulo
Depois de contar com o retorno de Nikão e Miranda, algumas rodadas atrás, Andrés Colorado e Reinaldo ficaram à disposição no jogo com o Ceará. Patrick e Alisson treinaram durante toda a atividade de ontem (4) e estão perto de voltar de ficar à disposição no banco de reservas.
A esperança no São Paulo é que Jandrei volte a tempo de ser titular contra o América-MG, dia 18, pela Copa do Brasil. Os maiores problemas então seriam Luan, que ainda não completou toda a transição para o campo. Já Arboleda e Caio, que precisaram passar por cirurgia, só devem voltar ao time no ano que vem.
Depois da vitória sobre o Ceará por 1 a 0, no Morumbi, o foco tem de ser a recuperação no Campeonato Brasileiro, onde a equipe não vence há cinco jogos. E na última partida, uma derrota para o Athletico-PR, com direito a pouca produção ofensiva. Nas próximas três rodadas do Brasileirão, o São Paulo terá Flamengo (sábado), Red Bull Bragantino (dia 14), ambos em casa, e visitará o Santos, (dia 21), na Vila Belmiro.
Entre os jogos contra Flamengo e Red Bull Bragantino, o São Paulo decide a classificação na Sul-Americana contra o Ceará, no dia 10, podendo empatar para avançar à semifinal. Mesmo cenário do duelo diante do América-MG, valendo classificação para a semifinal da Copa do Brasil, que será disputado no meio da semana dos jogos contra Bragantino e Santos.
"A vantagem é muito pequena. Você a tem, faz com que o adversário, às vezes, se exponha um pouco mais. Corra risco, porque se tomar um gol a vantagem aumenta. Mas é muito pequena. O América-MG esses dias virou um jogo que estava perdendo por 3 a 1. O Ceará virou um jogo contra o Corinthians que estava perdendo, para 3 a 1. Quer dizer, o Ceará contra o Palmeiras, até o último minuto pressionando o Palmeiras. Imagine então como será difícil. Os dois jogos bem complicados. Nas duas competições", analisou o comandante tricolor.
"Nas duas próximas quartas-feiras posso te dizer como foi o balanço [do ano até aqui]. No futebol brasileiro, o balanço não se faz pelo que você joga, e sim se você se classifica, ou não. Se classificar, fantástico. Se não classificar em nenhuma das duas [competições], é terrível. No futebol brasileiro, não tem avaliação sobre trabalho", completou Ceni.
Se avançar na Sul-Americana e na Copa do Brasil, o calendário em agosto ficará ainda mais apertado, já que o time faria a primeira partida da Copa do Brasil provavelmente no dia 24 e o duelo da competição continental deverá ser marcado para o dia 31 deste mês.
São Paulo, vantagem, Copas, DM, vazio
Se estam contratando zagueiro significa que walce já era vai sair de graça pro Bragantino que em menos de um mês vai recuperar o jogador e vender por 20milhões e o são paulo fica chupando o dedão do pé esse DM esta pior do que a saude publica de Manaus onde desviaram 160milhões da saude.
E o André Anderson o q aconteceu com o jogador nunca mais foi nem relacionado