publicidade

Ex-árbitros analisam lateral polêmico na partida entre São Paulo e Santos

Bola saiu ou não saiu? Lance envolvendo o meia Alisson gerou pênalti para o time do Morumbi já nos minutos finais do jogo (Imagem: Reprodução/Twitter)

A vitória de ontem do São Paulo por 2 a 1 sobre o Santos, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, gerou debate por um lance polêmico em jogada que originou o 2° gol da equipe do Morumbi, mandante do jogo.



Por volta dos 32 minutos do 2° tempo, quando o placar estava 1 a 1, a bola saiu pela linha lateral após o meia Alisson cair ao tentar desarmar Marcos Leonardo, do Santos. Rapidamente, o jogador do São Paulo levantou e chegou a tocar na bola com o pé para acelerar o recomeço do jogo. As imagens exibidas pela transmissão do Premiere não mostram com clareza se a bola saiu ou não.

No instante em que o atleta pegou a bola com a mão, o bandeirinha indicou que a posse seria do Santos, mas foi alertado por Leandro Vuaden, árbitro da partida, que a bola pertencia ao São Paulo. Neste momento, é possível ver o 4° árbitro do duelo, Ilbert Estevam da Silva, falando com o juiz gaúcho, enquanto Lucas Pires, do time visitante, se aproxima para a cobrança.

Rapidamente, o próprio Alisson arremessou e disparou pela ponta direita, recebendo passe em profundidade e cruzando para a área — o meio-campista Rodrigo Fernández acabou bloqueando o lance com o braço.

Depois da revisão no VAR, Vuaden assinalou o pênalti e deixando os santistas furiosos, argumentando que a posse seria da equipe do litoral na origem da jogada. Luciano converteu a cobrança e garantiu a vitória são-paulina.

Com a palavra, os especialistas
Em entrevista ao UOL Esporte, o ex-árbitro e hoje comentarista Renato Marsiglia analisou o lance e eximiu o VAR de possíveis erros em relação ao lateral, já que a regra da tecnologia não prevê sua utilização para arremessos de lateral.

"A marcação de um arremesso lateral não é uma situação que possa ser revisada pelo VAR. Certa ou errada, vale a decisão do árbitro de campo. Reiniciado o jogo, houve o pênalti que foi corretamente flagrado pelo VAR e cuja marcação, pela regra, não pode ser associada à decisão sobre o arremesso lateral", disse ele.

José Aparecido de Oliveira, famoso por apitar jogos nos anos 90, também abordou a jogada. Ele destacou que, apesar de o bandeirinha ter "assinalado de forma correta", a decisão final é de Vuaden.

"[O pênalti] não se trata de um lance polêmico, já que em outros jogos também são marcados pênaltis da mesma forma. A discussão está por conta de um lateral, mas não podemos esquecer que a decisão final é sempre do árbitro, ainda que o assistente tenha assinalado de forma correta [indicando o lateral do Santos]. Por analogia, quando se marca um gol, este é confirmado pelo VAR, e por vezes o gol é ou não confirmado ainda que o assistente do árbitro tenha se equivocado."



Assista ao lance em diferentes ângulos:





Ex-árbitros, analisam, lateral, polêmico, partida, São Paulo, Santos

VEJA TAMBÉM
- Provável escalação do São Paulo para enfrentar o Botafogo no Brasileirão
- A CAMINHO DO RIVAL? Carille quer a contratação de jogador importante do São Paulo para o Santos
- RETORNO DE ASTRO? Em baixa na Europa, São Paulo sonda situação de joia da base que dá resposta


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 1 0

Comentários (7)
03/05/2022 17:06:19 EDSON SANTOS SILVA

A verdade não constitui ofensa: no lance do lateral a bola prensada pelos dois jogadores. Qualquer boleiro sabe: bola que sai das quatro linhas, quando prensada por dois adversarios, o escanteio ou lateral é da defesa. O bandeira estava certo.

03/05/2022 13:44:17 Luiz Lannes

1° não foi falta, 2° a bola tocou por último no jogador do santos ( imagem SporTV) 3° a bola saiu e 4° foi pênalti, tão chorando oque ?

03/05/2022 12:15:55 sp87

Era só o jogador do Santos não ir com o braço aberto provavelmente não aconteceria nada, tinha um monte de jogadores do santos na área dificilmente seria gol, mas preferiu fazer o pênalti, se não acontecesse nada ninguém estaria reclamando do lateral.

03/05/2022 11:30:44 wilson carlos

Esse Jose Aparecido cansou de roubar o S Paulo, árbitro safado.

03/05/2022 10:55:47 Evandro Wosniak Bispo

O 4º estava vendo o lance, ele que indicou ao árbitro do jogo de quem era a bola. Mas como o Luciano disse melhor eles saírem irritados com a derrota do que nós...

03/05/2022 10:06:14 Jean Oliveira Santos

O 4 arbitro tava em cima do lance

03/05/2022 08:34:03 valter Coelho

Eu acho engrasado que muitos comentarista dis que o arbitro teria que atrasar o lateral ja que deu ao sao paulo quando os jogadores do santos ja se projetava pra o ataque achando que o lateral seria deles paso 2ou 3 segundos ate que o sao paulo cobrase o lateral outra coisa todos os jogadores do santos que fas parte da defesa teria que estar ligado no lance um monte de comentarista sem criterio ja que ja vimos muitos titulos ser desididos em lance de lateral o sao paulo fes serto o lateral dado teria que ser batido imediatamente mesmo agora o penalti nao tem nada a ver com o lateral o cara nao pos mão na bola por causa do lateral ele pos por discuido ai tem que ser penalti

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.