Porém alguns jogadores já estão sentindo o desgaste. Inclusive o treinador poderá ter desfalques importantes para o clássico contra o Corinthians, no próximo fim de semana.
Coincidentemente, os atletas que sentiram foram os atletas que mais jogaram nos últimos jogos. Tinham três jogadores que a gente se preocupava: Diego, Alisson e Sara. O Sara ficou de fora hoje, entrou apenas na segunda parte do jogo. O Diego teve uma sequência de jogos junto com o Alisson, que vem jogando a maioria dos jogos. É o que eu tento explicar: se você colocar o mesmo time em sequência, você começa a ter grandes chances de lesão. Eles treinaram por 10 minutos ontem e, infelizmente, sentiram um desconforto e vão fazer uma avaliação melhor durante essa semana para ver qual é a gravidade, se vão precisar ficar algum tempo fora ou se já poderão atuar contra o Corinthians”, declarou Rogério Ceni, em coletiva após a vitória contra o Água Santa.
Cuidados com Luciano
O atacante foi um dos que mais desfalcou o São Paulo em 2022. Por isso, Ceni também adota cautela com o jogador, para poder colocar ele em campo aos poucos.
“Eu pensava em começar esse jogo com o Luciano, mas pelo que eu vi no jogo contra o Campinense, eu resolvi novamente manter o Luciano no banco e dar minutos para ele. O que eu não posso é querer 90 minutos dele agora porque ele ficou muito tempo parado e é necessário que ele vá se adaptando, entrando 20, 30 minutos dessa maneira.
Eu fiz as quatro trocas porque achei que poderia dar uma intensidade maior ao jogo. O Água Santa também se fechou mais e não conseguimos dar um ritmo maior na partida, devido também à temperatura de hoje.
Mas o Luciano teve seus minutos, porque eu quero colocar o Luciano para jogar, mas eu preciso dele bem fisicamente. Enquanto não estiver, é difícil colocar mais minutos do que ele está tendo.”
Mudanças do São Paulo nos clássicos?
O mês de março reserva dois clássicos seguidos para o Tricolor. No próximo sábado (5), o clube encara o Corinthians e em seguida enfrenta o Palmeiras no dia 10. Essa sequência preocupa Ceni, que ainda não sabe como vai armar o time para os confrontos.
“Não sei (que time escalar), isso é uma coisa que a gente vai analisar na volta dos jogadores e treinamento durante a semana, ver o desgaste. Os jogadores que vêm atuando mais em sequência são os mais propícios a lesão, e tudo que nós não queremos é perder jogador por lesão muscular. Não consigo responder.”
Preocupação com temporada do São Paulo
Por fim, Ceni comentou que as lesões no elenco são casos específicos. Além disso, existe um cuidado para não prejudicar o ano do São Paulo.
“Na minha opinião, são casos específicos… Patrick estava há muito tempo parado, não estava pronto para começar a jogar, teve uma lesão já no segundo jogo, vai precisar de um período maior de treinamento para não ocorrer novamente.
E não é coincidência que os jogadores com mais minutagem são mais suscetíveis à lesão. O fato de o Sara não iniciar hoje o jogo, o Alisson que já não ia iniciar o jogo hoje, mas infelizmente teve um incômodo que não sei a gravidade ainda, assim como o Diego. São jogadores que vêm jogando mais jogos seguidos, com muitas viagens. Temos que ter cuidado para que os jogadores entendam suas funções e não prejudiquem o time para o ano como um todo, não pensar só nesses primeiros meses, mas no ano como um todo.”
São Paulo, tricolor, 2022, Ceni, coletiva, jogo, Paulistão
VEJA TAMBÉM
- REFORÇO DE PESO! São Paulo busca assinatura de craque argentino para 2025
- NÃO VOLTA! Galoppo passa por procedimento e só volta em 2025
- PLANOS PARA 2025: Maxi Cuberas revela conversa sobre planos do São Paulo para 2025